Neste domingo, dia 18 de maio, Cunha Porã participará de um simulado estadual de evacuação preventiva, promovido pela Defesa Civil de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e demais órgãos. A simulação acontecerá das 8h às 17h, com a participação de voluntários, entidades sociais e serviços públicos da cidade.
Segundo o comunicado oficial, trata-se apenas de um treinamento sem risco real à população. O objetivo é preparar a comunidade e os órgãos envolvidos para uma atuação eficaz em situações reais de emergência.
Em Cunha Porã, o cenário simulado será o de uma chuva intensa, com destelhamentos de casas, possíveis deslizamentos de terra e resgate de vítimas. O Corpo de Bombeiros irá coordenar as ações de busca e salvamento, enquanto a Fundação Hospitalat de Cunha Porã atuará no atendimento médico simulado às vítimas.
A Assistência Social abrirá um abrigo temporário na Arena Municipal, onde será feito o cadastramento de “desabrigados voluntários” – moradores que queiram colaborar com o exercício de simulação. A ação de cadastramento ocorre entre 9h e 11h da manhã, e a população está convidada a participar.
Além disso, a Defesa Civil será responsável pela coordenação geral, levantamento de danos simulados e simulação de entrega de itens de ajuda. Também estarão envolvidos na ação a Secretaria de Saúde, grupos de voluntários, o Léo Clube (braço jovem do Lions), entre outros parceiros.
O evento será realizado nos arredores da Arena Municipal, localizado no Bairro Cidade Alta, com simulação de resgate ao ar livre. A população poderá assistir e contribuir com o treinamento, que visa garantir maior segurança e preparo da comunidade diante de possíveis desastres naturais.
Fonte: Liane Manorov Dietrich / Oeste SC Notícias, com informações da Defesa Civil de Cunha Porã
Ação envolverá diversas instituições e terá como foco chuva intensa, destelhamentos e deslizamentos de terra; população pode participar como voluntária
deixe seu comentário