Home Crianças com menos de 5 anos vão ser vacinadas contra a gripe em SC

Crianças com menos de 5 anos vão ser vacinadas contra a gripe em SC

Última atualização 18 de junho de 2013 - 16:03:10

Crianças menores de 5 anos podem se vacinadas contra a gripe em postos de saúde de todo o estado de Santa Catarina a partir desta segunda-feira (17). A Secretaria de Estado da Saúde ampliou a faixa etária das crianças a serem vacinadas pela segunda vez. No dia 15 de maio, a idade limite para vacinação passou de 2 anos para crianças com até dois anos, onze meses e 29 dias. Com esta nova ampliação, a medida deve beneficiar pelo menos 170 mil meninos e meninas.

“Era um desejo do Estado imunizar todas as crianças menores de cinco anos. Avaliando o quantitativo de vacinas ainda disponíveis, conseguimos estender o benefício para essa faixa etária tão importante”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira.

Como explica o diretor de Vigilãncia Epidemiológica, Fábio Gaudenzi, apesar de não fazerem parte do grupo prioritário, as crianças com até 5 anos representam grande parte das internações. “Estas crianças, apesar de não serem consideradas como parte dos grupos prioritários para vacinação contra influenza pelo Ministério da Saúde, possui uma elevada taxa de hospitalização, justificando assim a indicação”, diz.

Conforme a Secretaria, apesar da campanha nacional de vacinação contra a gripe ter terminado no dia 10 de maio, as unidades de saúde continuam vacinando os grupos prioritários. “Além disso, o Estado recomenda que os municípios intensifiquem a busca de pessoas ainda não vacinadas pertencentes a todos os grupos prioritários, especialmente os portadores de doenças crÔnicas e idosos”, sugeriu o gerente de Imunização Eduardo Macário.

Ainda segundo a secretaria, até a última sexta-feira (14), o estado alcançou 95,5% de imunização ao grupo de risco. No total, foram aplicadas 1,37 milhão de doses. Dos 295 municípios catarinenses, 288, totalizando 98,3%, ultrapassaram a meta de 80% de cobertura nos grupos.

Conforme o diretor da DIVE, ao surgirem sintomas de gripe, como febre, tosse ou dor de garganta, dor de cabeça ou dor no corpo, as pessoas, vacinadas ou não, devem procurar a unidade de saúde mais próxima para assistência médica.

deixe seu comentário