Criadores de gado de corte de São Carlos participaram, na sexta-feira (24), de uma visita técnica à Unidade de Referência Tecnológica (URT) em criação de bezerros de corte, localizada na comunidade de São José, em Caibi. A atividade foi organizada pela Epagri em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
A visita integra um conjunto de ações planejadas a partir das demandas das famílias rurais de São Carlos identificadas durante a elaboração do Plano Plurianual (PPA) da Epagri, nos meses de junho e julho. A bovinocultura de corte vem se consolidando como uma importante fonte de renda no município.
Antes da visita, no dia 2 de outubro, foi realizada uma reunião técnica na Prefeitura de São Carlos, com a presença de produtores, do líder do Projeto Pecuária da UGT 9, Jean Piere Pilger, e da representante da UGT 1, Seliane Pierezan. Na ocasião, foram apresentados os resultados e métodos aplicados nas URTs acompanhadas pela Epagri desde 2018. Ficou definido que seriam realizadas duas visitas técnicas: a primeira em Caibi, no sistema de cria, e a segunda em Palmitos, no dia 7 de novembro, voltada à recria e terminação de bovinos.
Durante a visita, os produtores conheceram o trabalho desenvolvido pela família Orsolim, que mantém a URT de criação de bezerros com animais da raça Braford. O sistema prevê a venda de bezerros 30 dias após a desmama, com peso médio de 250 quilos. Mesmo em fase de implantação, a propriedade registrou média de 655 quilos de terneiros por hectare, resultado superior à média nacional de 220 quilos por hectare.
O desempenho é atribuído ao planejamento técnico da propriedade, que incluiu sistematização de áreas, correção e adubação do solo, divisão de piquetes para manejo de pastagens e melhorias na infraestrutura de alimentação e manejo dos animais. O espaço conta com instalações específicas para bezerros, como o creep feeding, além de um centro de manejo com baias, brete e estrutura para pesagem.
A família também investe em melhoramento genético, por meio da aquisição de touros e sêmen de alto mérito genético, visando à produção de animais com melhor desempenho e qualidade de carne.
Com apoio logístico da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, 17 produtores de São Carlos participaram da visita. A próxima atividade será realizada em Palmitos, no dia 7 de novembro, e as inscrições podem ser feitas na Epagri ou pelo telefone (49) 9 9185-6948 com Eduardo, até 6 de novembro.
Fonte / Foto: Redes Sociais Prefeitura de São Carlos
Atividade integra ações de fortalecimento da bovinocultura de corte no município
deixe seu comentário