Nesta terça-feira (11/11), um Seminário Mesorregional de Gestão de Desastres foi realizado pela Defesa Civil de Santa Catarina. Palmitos esteve presente, representado pela Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil, Prefeita, Vice-prefeito e um agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio ambiente.
O Seminário, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Maravilha, recebeu representantes das regionais de Chapecó, Maravilha (a qual pertence Palmitos), São Lourenço do Oeste e São Miguel do Oeste. O início, foi às 08h30, e o evento durou até 15h, preenchendo a agenda do dia dos representantes com diversas pautas de interesse.
Dentre as pautas, foram trabalhados assuntos em torno da Gestão de Desastres, como: Informações gerais, equipamentos para operações de resposta à desastres, itens de assistência humanitária e produtos e serviços para emergências com produtos perigosos.
Além disso, estiveram presentes técnicos de Gestão de Assistência Humanitária, Gestão de Informações de Desastres, Gerência de Operações, Gestão de Produtos Perigosos e Emergências, que forneceram mesas de atendimento especializadas para membros da Defesa Civil dos municípios. Houve também uma mesa de atendimento especializado para prefeitos da região.
No Seminário ainda foi abordada a realização do Segundo Simulado Geral, que acontecerá no dia 01/03/2026. Neste simulado, serão testados procedimentos relacionados à gestão de desastres, como a abertura de abrigos, o recebimento de itens de assistência humanitária e logística, além da validação de protocolos para o envio de avisos, alertas e orientações.
A ideia é garantir que todos saibam como agir antes, durante e após a recepção de informações sobre cenários específicos, além de integrar as instituições de resposta a desastres, garantindo que as equipes estejam preparadas para enfrentar situações reais de emergência.
O evento foi de suma importância para fornecer orientação técnica de qualidade para os membros da Defesa Civil de Palmitos, fornecendo informações atualizadas e pertinentes sobre desastres, tornando o município mais preparado para possíveis emergências.
Fonte / Foto: ASCOM – Município de Palmitos
Encontro reuniu municípios da região para capacitação técnica e alinhamento de ações voltadas à gestão de desastres
deixe seu comentário