Home Cooper A1 investe em inovação na gestão interna

Cooper A1 investe em inovação na gestão interna

Última atualização 2 de junho de 2021 - 20:48:18

Foto: Divulgação – Cooper A1 – Palmitos.

Em entrevista concedida  ao programa semanal de rádio da Cooper A1, o segundo secretário e gerente administrativo da cooperativa Clovavir Ehlers, falou sobre o novo modelo de gestão que vem se desenvolvendo da cooperativa.

Segundo Ehlers, as empresas devem buscar inovação no seu modelo de gestão, para segurar um resultado sustentável e conseguir fazer os investimentos previstos. “Nós temos que evoluir, e mudar nossa forma de administrar a cooperativa, não é que a cooperativa está mal, a cooperativa está bem, e esse é o momento de a gente buscar e mudar para o futuro”, ressalta. Ele enfatiza que a Cooper A1 tem gerado vários postos de trabalho, e com isso, a mesma contratou uma consultoria para auxiliar na melhoria da gestão. “Só para ter uma noção, no ano de 2000, nós tínhamos 360 funcionários, hoje nós somamos quase 4 mil funcionários, e temos a responsabilidade de manter essa cooperativa sólida e sustentável. Além disso, nós temos 9 mil associados que são os donos da cooperativa, e além de donos, eles são nossos clientes e nossos fornecedores”, conta.

IDENTIDADE DA EMPRESA

Ehlers comenta que foram alterados e recriados alguns itens da identidade organizacional. “Muitos dizem: para que missão, visão, valor? Mas isso é uma identidade da empresa. Então para que serve a identidade? São para nós comunicarmos aos nossos funcionários e cooperados, que a cooperativa quer passar por um momento de mudança”, explica.Ele destaca que o propósito da cooperativa é promover o desenvolvimento sustentável do cooperado. “Nós temos que treinar o cooperado, auxiliar ele nas propriedades através da nossa assistência técnica, dando treinamentos para eles, o que pudermos estar auxiliando ele com informação”, destaca.

MISSÃO E VISÃO

O 2º secretário conta que houve mudanças na ‘Missão’ da cooperativa. “A nossa missão nós mudamos, é organizar o sistema de produção dos cooperados e comercializar produtos que está tendo a necessidade dos cooperados e dos clientes”, relata.Segundo o cooperativista a visão que a cooperativa pretende passar, é de ser uma empresa sólida, inovadora, sustentável e palpável nos valores. “Temos que nos espelhar nos princípios do cooperativismo, um bom relacionamento com cooperados e clientes, usar ética e transparência e a valorização dos nossos colaboradores”, enfatiza. Com essa mudança, a empresa busca a profissionalização das pessoas e dos processos. “Assim como todos os negócios, seja na cooperativa ou em uma empresa particular de uma propriedade, temos que ter pessoas   preparadas para sustentabilidade dos negócios. E a cooperativa vem buscando cada dia atender melhor seu associado, nós teremos nas próximas etapas que seriam as definições de cada empregado dentro da cooperativa e também além das funções nós temos que definir quais são os requisitos para cada função, pois não somos eternos dentro de uma sociedade”, evidencia.

COOPERAR PARA EVOLUIR

Ehlers relata que teve seu primeiro emprego aos 14 anos de idade, e que foi na cooperativa, agora ele já completa 36 anos de trabalho na mesma. “Eu vou sair mais a frente, e eu não vou levar nada da cooperativa, eu já recebi meu salário, então eu preciso estar preocupado em preparar uma pessoa para tocar os negócios da cooperativa. E ela já tem 87 anos, e por isso nós temos que continuar a deixá-la sustentável para chegar até o cento e poucos anos, e para isso acontecer temos que ter uma melhora em nossa gestão”, avalia.Finalizando, ele esclareceu que, o novo projeto de modernização não deve excluir ninguém do processo, e sim de forma contrária. “O objetivo é dar condição e oportunidade de crescimento para todos, sem prejudicar o crescimento da empresa, sempre pensando em proporcionar conhecimento de pessoas que estão dentre as atividades. E por fim temos de dar mais segurança para nosso dono que é o associado e para isso o associado tem que nos ajudar, ele precisa participar das reuniões, assembleias e dando sugestões de melhorias para cada dia melhorarmos nosso atendimento para suas necessidades”, encerra.

deixe seu comentário