Home Cooper A1 e Agroceres reconhecem esforços dos suinocultores

Cooper A1 e Agroceres reconhecem esforços dos suinocultores

Última atualização 19 de novembro de 2025 - 14:59:23

A Cooper A1 e a Agroceres realizaram, nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12), dois seminários voltados à atividade de suinocultura. Os eventos reuniram produtores de diferentes municípios para atualização técnica e reconhecimento do desempenho na produção.

A terceira edição do Seminário Técnico das Creches ocorreu em Mondaí, SC, com foco na adaptação dos leitões e na biossegurança aplicada às creches. Durante o encontro, foram apresentados os cinco destaques na produção de leitões em 2025:

1º – Gelson Carlos Bulegon, Frederico Westphalen (RS)

2º – André Balmer, Mondaí (SC)

3º – Tiago Rafael Ulrich, Caibi (SC)

4º – Luis Fernando Breunig, Palmitos (SC)

5º – Evair Swarovsky, Iporã do Oeste (SC)

Gelson Bulegon afirmou que a trajetória da família na atividade tem 15 anos e destacou o trabalho conjunto como fator determinante. “Além da minha esposa Graziela e da minha filha Laysa, nossos funcionários são empenhados no que fazem. Ao longo dos anos conquistamos destaques e desta vez fomos reconhecidos em primeiro lugar. É resultado do que construímos.”

Na quarta-feira, a programação seguiu em Tunápolis, SC, com a 21ª edição do Seminário Técnico das UPLs. O encontro abordou desafios, oportunidades e tendências da suinocultura, além da alimentação das matrizes na lactação. Os destaques foram divididos em duas categorias.

Categoria até 800 matrizes

1º – Joari Mattiello, Descanso (SC)

2º – Cléria Kaufmann, Itapiranga (SC)

3º – Jair Junges, Iporã do Oeste (SC)

Joari Mattiello afirmou que as metas definidas pela equipe contribuíram para a evolução dos resultados. “Há quatro anos nossos números não estavam bons. Colocamos metas, seguimos os objetivos e conseguimos avançar. Não significa que é preciso parar, precisamos seguir.”

Categoria acima de 800 matrizes

1º – Olmar Pauli, Tunápolis (SC)

2º – Granja HB, Iporã do Oeste (SC)

3º – Valdomiro Schweickert, Tunápolis (SC)

O cooperado Olmar Pauli destacou a importância da construção coletiva na atividade. “É preciso aceitar novas ideias, seja da equipe interna ou da parte técnica. Trabalhamos com o objetivo de produzir alimento com qualidade.”

Os seminários integram ações contínuas da Cooper A1 e da Agroceres para capacitação dos produtores e estímulo ao desenvolvimento da suinocultura na região.

Fonte / Foto: Cooper A1

Seminários técnicos reúnem produtores em Mondaí e Tunápolis

deixe seu comentário