Home Cooper A1 comemora 82 de cooperativismo

Cooper A1 comemora 82 de cooperativismo

Última atualização 9 de outubro de 2015 - 10:24:49
PALMITOS – A busca pela sobrevivência e desenvolvimento motivou a criaçÃo da Cooper A1, em 1º de outubro de 1933. Uma cooperativa que nasceu do sonho de uma vida melhor para as famílias colonizadoras e que hoje é realidade para mais de 30 mil pessoas ligadas diretamente a ela, entre associados, colaboradores e seus familiares. Uma entidade que impulsiona o desenvolvimento e o progresso de dezenas de municípios e comunidades nos estados de Santa Catarina Rio Grande do Sul.
A Cooper A1 chegou ao marco de 82 anos de funcionamento ininterrupto, na quinta-feira, dia 1º, como resultado de fusões e incorporações entre cooperativas agropecuárias do Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Bem estruturada e gerando benefícios ao quadro social, hoje sÃo 8.148 associados, sendo 91% pequenos produtores rurais, e 1.072 colaboradores diretos em 17 municípios.
O presidente da Cooper A1, engenheiro agrônomo Elio Casarin afirma que a uniÃo de pessoas com objetivos comuns, metas claras e bem definidas, é o que leva a Cooper A1 a chegar aos 82 anos sólida e capaz de enfrentar os desafios dos novos tempos. “Trata-se de cooperativa oitentenária, porém com capacidade de adaptaçÃo e, em situações adversas, como a que estamos passando na economia, prova sua força, capacidade de minimizar consequências, melhorando a competitividade dos produtos e serviços oferecidos”, ressalta. Casarin completa que “ao longo de oito décadas da Cooper A1 os avanços sempre vieram da força coletiva. Por isso nos orgulhamos de manter viva a essência cooperativista desta instituiçÃo”, finaliza.
Administrar um patrimônio regional

A atual direçÃo da Cooper A1, que completará oito anos frente à cooperativa, tem todos dos dias a grande missÃo de administrar uma intuiçÃo cooperativa que pertence aos mais de oito mil associados. Ao mesmo tempo, precisa honrar seus antecessores, dar continuidade e fazer prosperar esta instituiçÃo. Veja o que fala a diretoria executiva sobre os 82 anos da Cooper A1.
“Qualquer entidade que complete oito décadas de funcionamento merece todo respeito. Agora, uma cooperativa, formada por mais de oito mil coproprietários, que comemora 82 anos de fundaçÃo, de maneira sólida e firme em sua essência, merece o mais profundo reconhecimento. É por isso que a Cooper A1 é motivo de grande orgulho para nós. Inserida na regiÃo onde atua de modo tÃo profundo e complexo, que é difícil imaginarmos como seria a história das comunidades locais sem ela.
No decorrer dos anos, a melhoria das condições socioeconômicas dos associados é o que dá sentido à existência da Cooper A1. Por isso que, seu sucesso nÃo se mede apenas pelo seu crescimento, mas pelo desenvolvimento das famílias associadas. Nenhuma cooperativa chega aos 82 anos nÃo fosse uma entidade que realmente colocasse o bem-estar das pessoas em primeiro lugar.
Estou nesta cooperativa há 36 anos e é uma grande alegria ver que o sonho de seus idealizadores e fundadores se tornou uma realidade indispensável no dia a dia de milhares de famílias. A consolidaçÃo da Cooper A1, sua capacidade de adaptaçÃo, de se renovar e de acompanhar as mudanças do mundo, nos enche de orgulho. Ao mesmo tempo, nos recai um enorme desafio e responsabilidade, que é continuarmos escrevendo, junto com os associados e colaboradores, a história do cooperativismo agropecuário desta regiÃo.
Parabéns à Cooper A1 e a todos que fazem parte dela, pelos 82 anos”.
Elio Casarin, presidente da Cooper A1

“A Cooper A1 é reconhecida pela sua solidez e pela sua grande representatividade nos municípios onde atua. Para muitos de nós, ela também é também como uma segunda família. Estou no cooperativismo há 42 anos, destes, 39 na Cooper A1. Acompanhamos diferentes momentos desta instituiçÃo, bons e ruins. Em todos eles, porém, nunca se perdeu o objetivo principal: uma vida melhor para as pessoas. Acredito que este seja o grande diferencial de uma cooperativa que atravessa oito décadas.
O produtor rural tem sua vocaçÃo que é produzir alimentos. Nós temos a grande responsabilidade de administrar uma instituiçÃo de tamanha complexidade e que é o porto-seguro destes pequenos produtores rurais. Por isso que, durante todos os anos que estamos na gestÃo desta cooperativa, nÃo medimos esforços para trabalhar para que ela continue prosperando. Nesta missÃo, contamos com o comprometimento dos associados, o empenho dos colaboradores e a contribuiçÃo da comunidade.
Na medida que nos orgulha, também vem a missÃo de administrar os interesses de todos envolvidos, e de manter firme esta instituiçÃo que nos prova a importância do trabalho em conjunto. Acima de tudo, que os valores da cooperaçÃo, praticados todos os dias, constroem uma sociedade mais digna.
Parabéns aos associados, conselhos e colegas por acreditar e lutar pelo cooperativismo, e juntos continuarmos escrevendo mais capítulos da história da Cooper A1”.
Lauri Inácio Slomski, 1º vice-presidente e gerente geral da Cooper A1

“A Cooperativa A1 representa grande parte da minha vida, do meu crescimento profissional. Graças as oportunidades oferecidas por ela e pela capacidade própria de aprimorar meu conhecimento. Estas oportunidades propiciaram que este conhecimento fosse compartilhado com todos os cooperados.
Ter acompanhado durante estes anos o crescimento e desenvolvimento dos cooperados e agricultores em geral, é uma grande satisfaçÃo. Nosso trabalho sempre foi norteado com muito respeito e ética, buscando cumprir, da melhor forma possível, a missÃo desta instituiçÃo cooperativa.
Acredito, ainda, cumprir com a incumbência de auxiliar colegas de Cooper A1 em seu crescimento profissional e humano, buscando melhorar, com isso, o bem-estar do associado e o crescimento da regiÃo.
Ao completar 82 anos, podemos afirmar que a Cooper A1 é uma referência no cooperativismo. Mas o sucesso nÃo acontece por acaso, ele é fruto de muito trabalho de milhares de pessoas de nossa regiÃo que acreditam e trabalham pelo cooperativismo, e que juntos disseminam bons exemplos de cooperaçÃo na sociedade.
Parabéns a todos que fizeram e fazem parte da Cooper A1, por construir uma instituiçÃo de 82 anos firme em sua essência”.
Santo Tumelero – 2º vice-presidente da Cooper A1
“É com grande alegria e satisfaçÃo que me sinto parte da história dos 82 anos da Cooperativa A1. Com certeza muitos associados, líderes, dirigentes contribuíram e estÃo contribuindo para a boa organizaçÃo e desempenho da Cooperativa A1.
Precisamos registrar um agradecimento especial a todos os sócios fundadores, dirigentes, funcionários que entenderam e acreditaram durante todo este tempo que o cooperativismo é um modelo de organizaçÃo eficiente. Tenho absoluta certeza que a Cooperativa A1, durante esse período de 82 anos fez e hoje faz, e para o futuro fará a diferença no desenvolvimento econômico da regiÃo e uma contribuiçÃo muito forte no desenvolvimento humano.
Como é bom no decorrer do tempo e da história, por maior que foram as conquistas e as dificuldades, poder afirmar que os acertos foram maiores que as falhas. Sentimo-nos bem por sempre trabalhar com seriedade, honestidade e transparência.
Desejamos um futuro promissor para a Cooperativa A1, que continue sendo exemplo para as próximas gerações. Saudações cooperativistas”.

deixe seu comentário