SÃO MIGUEL DO OESTE
A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) realizou na segunda-feira, dia 21, no auditório do Colégio La Salle Peperi, em São Miguel do Oeste, a Convenção Regional de Supermercadistas do Grande Oeste. O evento, que contou com a participação de empresários supermercadistas e de profissionais ligados às empresas, teve palestras e um dos temas abordados foi o da prevenção de perdas e de eliminação de desperdícios em supermercados.
Durante a convenção foi apresentado o resultado de um estudo nacional sobre o tema. Os dados da pesquisa realizada em junho e julho deste ano apontam que as perdas nos supermercados brasileiros representaram 1,95% do faturamento do setor. O presidente do Comitê de Prevenção de Perdas do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), Carlos Eduardo Santos, palestrou no evento.
Para o vice-presidente regional da Acats, Eulo Centenaro, o comércio regional está bom, mas também destaca que o maior vilão realmente são as perdas, que são mercadoria adquiridas por supermercadistas, mas não são comercializadas. Ele entende que a questão pode ser contornada com organização e um controle rígido dos supermercadistas. “Às vezes o supermercadista pensa que está vendendo tudo, mas não está”, comenta.
A convenção contou também com a participação do presidente estadual da Acats, Atanázio dos Santos Netto, que também enalteceu a necessidades de um trabalho em torno da redução das perdas. Para ele, o assunto tem status de prioridade máxima nas organizações, independente de seu tamanho e configuração. Netto comentou ainda o momento do setor, que deve fechar o ano com crescimento de 6,5% a 7% em Santa Catarina, um pouco superior ao crescimento nacional, que deve fechar em até 5,5%.
Para Netto, ainda é preciso focar também em qualidade dos produtos comercializados e destacou a importãncia da palestra com a diretora da Vigilãncia Sanitária de Santa Catarina, Raquel Bittencourt, também ocorrida no evento.
deixe seu comentário