Home Contaminação da água no interior chega a níveis preocupantes

Contaminação da água no interior chega a níveis preocupantes

Última atualização 4 de abril de 2014 - 08:22:42

REGIÃO

A Vigilãncia Sanitária Estadual vem realizando desde o ano passado um roteiro de visita para análise da água destinada ao abastecimento humano em 31 municípios da região. O resultado tem sido preocupante, segundo informou a fiscal sanitarista Beatriz Soares. Ela frisa que os problemas são registrados em redes de água do interior e unidades de captação. Ela esclarece que a água da Casan não tem apresentado problemas.

De acordo com a fiscal sanitarista, os municípios que apresentam maiores problemas são Santa Helena, Bandeirante, Belmonte e Barra Bonita. Beatriz revela que em Santa Helena foram coletadas quatro amostras, sendo que as quatro foram mandadas para análise e consideradas impróprias para consumo. O município também tem problemas em uma unidade de captação. Em Bandeirante, Beatriz diz que de seis amostras coletadas, cinco apresentaram problema de contaminação. Em Belmonte, de sete amostras, cinco acusaram problemas. Em Barra Bonita, das cinco amostras, quatro foram recusadas.

Segundo Beatriz, apesar dos quatro municípios citados terem as situações mais críticas, no geral todos os municípios apresentam problemas. Ela acrescenta que a principal contaminação detectada é causada por coliformes fecais. A fiscal sanitarista revela que a situação se agrava pelo falta de tratamento da água e de proteção das fontes. “A pessoas pensam que por se tratar um poço artesiano não vai ter problema. Temos casos de poços em meio à lavoura”, revela. “Isso que não é feita análise de agrotóxicos”, comenta.

De acordo com Beatriz, os prefeitos dos municípios têm responsabilidade. Segundo ela, os prefeitos são informados dos problemas e terão prazo para regularizar os problemas. Ela acrescenta que os municípios que não possuem, terão que contratar um responsável técnico para monitorar a qualidade água captada de redes de água do interior.

deixe seu comentário