Contação de histórias: arte que desperta imaginação e estimula a leitura
Última atualização 29 de junho de 2018 - 11:06:37
A nova disciplina é trabalhada pela professora Sandra Felchicher (Foto: Agência Polo)
Incentivar o hábito da leitura e despertar a imaginaçÃo da criança através da contaçÃo de história. É dessa forma que a Secretaria de EducaçÃo do município de Palmitos vem trabalhando com alunos da pré-escola ao 5º ano da rede municipal de ensino. A nova disciplina é trabalhada pela professora Sandra Felchicher que cativa os alunos, de diferentes formas, com a arte de narrar histórias.
De acordo com a assessora de educaçÃo, Marlene Maron Back, a contaçÃo é feita no ambiente escolar, como sala de aula, pátio da escola ou outro espaço onde a criança possa ouvir a narraçÃo. Ela destaca que a importância dessa atividade está em despertar o interesse do aluno em ler o livro contado, fazendo com que o hábito da leitura se torne prazeroso e corriqueiro, assim como incentivar o teatro e a comunicaçÃo no desenvolvimento deles. “Os alunos amam as aulas de contaçÃo de histórias. Ficam ansiosos esperando o encontro da próxima semana, já que a disciplina acontece semanalmente”, relata Marlene.
Como a contaçÃo acontece?
A arte de contar histórias é feita em diferentes espaços. A professora se caracteriza com roupas e adereços conforme o personagem de cada história a ser trabalhada com os alunos. Dessa forma, a criança consegue captar melhor a mensagem do livro e também fica mais entretida, prestando maior atençÃo na atividade. “Sandra também trabalha contando o início da história e deixa o final para os alunos continuarem, conforme suas imaginações”, conta a assessora de educaçÃo.
Para a contaçÃo também é utilizado, por vezes, o uso de fantoches e a literatura trabalhada com os alunos é literatura infantil e infanto-juvenil com histórias de cunho fictício; folclórico; cultural; poemas entre outras.
deixe seu comentário