Conjunto habitacional atenderá mais de 200 famílias em Caibi
Última atualização 1 de abril de 2016 - 13:45:34
CAIBI – O município de Caibi passa a contar com um novo projeto, sendo um dos principais do Governo Municipal de Caibi. Segundo o prefeito DilairMenin, trata-se do projeto de habitaçÃo, que está em fase de execuçÃo, mas que ainda levará alguns meses para estar completo. “NÃo tem coisa melhor como administrador público, poder implantar um projeto para mais de 200 habitações”, destaca.
O projeto é de interesse social, onde 210 famílias serÃo atendidas. Menin explica que aproximadamente 58 famílias vivem abaixo da linha de pobreza em Caibi, e as demais beneficiadas terÃo que se encaixar na linha do “Minha Casa Minha Vida”, além de uma série de critérios estabelecidos pela Caixa Econômica, Ministério das Cidades e Conselho de Assistência Social. A área de terra adquirida tem 9,6 hectares. O investimento deve ultrapassar R$14 milhões.
O vice-prefeito Elói José Líbano, que também exerce o cargo de secretário de AdministraçÃo e Planejamento do município evidencia que os trâmites para a implantaçÃo iniciaram em 2013, sendo que vários processos burocráticos foram necessários para o andamento, sendo: escrituraçÃo e registro da área; estudo ambiental; reserva legal; licenciamento e supressÃo de árvores no traçado da via pública; licenciamento ambiental; elaboraçÃo de projeto arquitetônico, parcelamento, rede de energia elétrica, projeto de rede de abastecimento, passeios públicos, pavimentaçÃo, drenagem pluvial e sinalizaçÃo e rede coletora de esgoto.
Líbano acrescenta que após a elaboraçÃo, os projetos passaram para análise da área técnica da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e AssociaçÃo dos Municípios da RegiÃo de Entre Rios (Amerios). Segundo o vice-prefeito, nesta semana, deu entrada na Câmara Municipal de Vereadores, o projeto de Lei que autoriza o processo. “Assim que houver aprovaçÃo dos vereadores, será encaminhado para escrituraçÃo dos terrenos, avaliaçÃo da Promotoria Pública, e posterior encaminhamento à Caixa Econômica para os primeiros trâmites”, declara.Ele frisa que, mesmo com a finalizaçÃo de alguns trâmites, ainda levará alguns meses para que de fato, a empresa responsável passe a organizar o início das edificações.
O prefeito informa que a procura vem sendo grande, desde o início do mandato em 2013, quando o loteamento foi anunciado, sendo que mais de 400 famílias estÃo inscritas para o processo. “Os critérios para contemplar as famílias serÃo estabelecidos nos próximos meses e serÃo amplamente divulgados e levarÃo em conta, por exemplo, a renda”, revela.
A caibiense Julia Turcatto já se inscreveu para o processo de seleçÃo. “Estou aguardando o início do processo, tenho conhecimento que é algo que demora um pouco e tenho certeza que muitos caibienses ficarÃo felizes em ter o seu próprio lar”, comenta. JáVeredianaSeberino revela que tem o sonho de morar em sua casa própria. “A ideia do loteamento é muito boa para todas as famílias, que terÃo a oportunidade de morar em sua casa própria”, frisa. A munícipe, Isabel Chaves, que também está inscrita para o processo de seleçÃo das casas, enfatiza a felicidade de contar com um trabalho como esse em seu município. “Só queria parabenizar as pessoas que tiveram essa ideia de proporcionar essa oportunidade, aos que nÃo tem sua casa própria”, comemora.
deixe seu comentário