A Secretaria de Saúde de Chapecó informou em nota nesta terça-feira (26), que há dois casos confirmados de impetigo na cidade. SÃo duas crianças que tiveram varicela e também impetigo.
O impetigo é uma doença causada por duas bactérias: Staphylococcus aureus e também Streptococcus pyogeneque, e é uma consequência secundária de outra infecçÃo, e aparece em forma de lesões na pele com pus.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Chapecó, Paula Senna da Silva as feridas que podem ser causadas pela varicela ou por insetos, sÃo porta de entrada na pele, para infecções, em funçÃo da coceira que causam. “É uma doença que costuma aparecer após ferimentos mal higienizados, e que afeta principalmente crianças menores de 4 anos”, explica.
Sintomas
O impetigo pode ser transmitido quando a pessoa for exposta a bactéria, ou quando entra em contato com lesões de alguém infectado, ou ainda pelo contato direto de objetos compartilhados. Os sintomas sÃo uma ou mais lesões com pus que facilmente estouram; pele avermelhada com aspecto de machucado; lesões que coçam preenchidas com secreçÃo amarelada.
Orientações
De acordo com a coordenadora, se a criança apresentar lesões com pus, deve ser levada para a Unidade de Saúde, onde será prescrito por um médico, o tratamento com antibiótico. A criança deverá ficar fora da escola por sete dias. A orientaçÃo é que os pais mantenham as unhas das crianças curtas e higienizadas, as roupas limpas e tenham um cuidado redobrado com os materiais individuais, como mochilas, toalhas, chupetas, etc.
Para as escolas, as medidas de higiene devem seguir o padrÃo recomendado pela Vigilância Sanitária para reduzir a transmissÃo de outros agentes. Segundo Paula, a Vigilância Sanitária repassou à Secretaria de EducaçÃo como proceder em relaçÃo a higiene em salas de aula, como a retirada das cortinas e orientaçÃo para os professores e para os pais.
Vacina contra a varicela
Com a vacina contra varicela no calendário vacinal do Programa Nacional de ImunizaçÃo, com uma dose, a expectativa é que ocorra uma mudança no padrÃo da doença.
deixe seu comentário