Confirmado primeiro caso de dengue em Chapecó
Última atualização 11 de fevereiro de 2016 - 09:28:33
A Secretaria de Saúde informou na tarde desta quarta-feira (10) que foi confirmado o primeiro caso de dengue em Chapecó. Uma mulher de 22 anos, moradora do Bairro Efapi, foi infectada e nÃo fez nenhuma viagem. As medidas necessárias com relaçÃo a paciente já foram tomadas, bem como nos locais em que ela transitou.
Apesar de todo o trabalho que já vinha sendo feito pelas equipes da Secretaria de Saúde, entre elas a cobertura de caixas de água e cisternas, aplicaçÃo de veneno em locais estratégicos, recolhimento de pneus, atendimento de denúncias e investigações de casos suspeitos, visitas, ações de orientações, notificações e limpeza realizada em diversos espaços da cidade, foi confirmado o primeiro caso de transmissÃo viral.
Dentro do planejamento estratégico para contençÃo da doença algumas iniciativas já foram intensificadas: os prontos atendimentos, hospitais e serviços estÃo preparados para atender as demandas que surgirem, com equipes preparadas para os encaminhamentos e investigações em casos suspeitos.
A orientaçÃo é que as pessoas que apresentarem algum sintoma procurem a unidade de saúde mais próxima. A Secretaria de Saúde vai continuar intensificando os trabalhos de orientaçÃo a populaçÃo, com os trabalhos de prevençÃo e ações de combate ao mosquito, mas alerta que a populaçÃo precisa fazer a sua parte, mantendo limpos os terrenos baldios, imóveis fechados e recipientes que armazenem água.
Chapecó
A localizaçÃo geográfica e estratégica do município de Chapecó, o grande fluxo de cargas nacional e internacional, o trânsito de pessoas de diversos locais, aliados ao clima favorável para a proliferaçÃo do mosquito, calor e chuva, mais o acúmulo de lixo, tem contribuído para o aumento do número de focos do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue. Até agora em 2016 foram registrados 72 focos e 42 mil imóveis foram visitados pelas equipes de combate.
deixe seu comentário