Foi confirmada nesta terça-feira a 16ª morte do ano causada pelo vírus H1N1, causador daGripe A, no Estado. A informação é da Diretoria Estadual de Vigilãncia Epidemiológica (Dive) de SC. A vítima fatal foi uma mulher de 43 anos, que morreu no dia 10 quando estava sendo transferida de Pomerode para Blumenau.
A notificação foi confirmada depois que o Laboratório Central (Lacen) emitiu o resultado do exame clínico. Há outras 67 casos suspeitos sendo analisados.
Os dados contabilizados da Dive mostram que há um novo crescimento no total de mortes assim como a quantidade de casos notificados no Estado. No ano passado, foram confirmadas cinco contaminações, mas não houve nenhuma morte.
O maior número foi em 2009, quando ocorreu a pandemia mundial da infecção. Naquele ano, SC registrou 3.029 contaminações, sendo 144 mortes.
Para a gerente de Vigilãncia e Imunização Luciana Amorim, uma das possibilidades para a nova alta nos registros seja o relaxamento no comportamento das pessoas.
— A etiqueta da Gripe A está sendo esquecida pelas pessoas. Além disso, nem todos se imunizaram durante o prazo — lembra ela.
Neste ano, foram distribuídas 876 doses que imunizaram 92,56% da população, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
Em que Gerência Regional de Saúdeforam registradas as mortes*
Videira – 1
Rio do Sul – 2
Itajaí – 1
Blumenau – 6
Tubarão – 3
Lages – 1
Canoinhas – 1
Florianópolis – 1
* Fonte: Secretaria Estadual de Saúde
Evite a gripe
– Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenço descartável
– Mantenha os ambientes ventilados
– Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal
– Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar
– Evite aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes
– Adote hábitos saudáveis com uma alimentação balanceada e líquidos
– Não use medicamentos sem orientação médica
deixe seu comentário