Home Confirmação do 10º foco da Dengue deixa saúde em alerta

Confirmação do 10º foco da Dengue deixa saúde em alerta

Última atualização 25 de janeiro de 2013 - 08:47:57

O 10º foco do mosquito da Dengue foi confirmado segunda-feira, dia 21, em São Miguel do Oeste. Segundo o supervisor do Programa de Combate à Dengue, Célio Silva, o foco foi encontrado em uma armadilha instalada no centro. Este é a sétima larva do mosquito encontrada no centro.Outras duas larvas foram encontradas no Bairro Sagrado Coração de Jesus e uma no Bairro Agostini. “A situação é grave e a população deve ficar em alerta e não deixar água acumulada em vasos e outros recipientes que possam servir de criadouro para o mosquito”, alerta Célio.

A principal preocupação é o centro, que só no ano passado teve 57 dos 88 focos confirmados no município. Este ano, a equipe da dengue espalhou pelos bairros e centro153 armadilhas, feitas com pneus de moto, que são cortados para receber água. Além disso, estão sendo monitoradosduas vezes por mês 54 pontos estratégicos como borracharias, floriculturas e ferro velhos.

DESCANSO

Depois de três anos sem registro, o município de Descanso também confirmou um foco no dia 8 deste mês. De acordo com a responsável pelo Programa da Dengue, Graciela Andreola, a larva do Aedes Aegypt foi encontrada em uma armadilha instalada no centro. “Agora estamos visitando casas e estabelecimentos que estão dentro de um raio de 300 metros desta armadilha”, informa Graciela. Outras 15 armadilhas e 10 pontos estratégicos estão sendo monitorados. A equipe também está distribuindo folders informativos e trabalhando com campanhas de conscientização.

O último relatório divulgado ontem, quinta-feira, pela Diretoria de Vigilãncia Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), contabilizou 168 focos em todo o Estado de Santa Catarina. Chapecó é o município que tem mais focos, são 66. Os demais municípios da região de circulação do Jornal Gazeta Catarinensenão tiveram nenhum registro.

deixe seu comentário