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Compras de Dia das Crianças em 2023 apontou alta de 1,6% no gasto médio

Última atualização 8 de novembro de 2023 - 11:18:18

A pesquisa de Avaliação de Compras Dia das Crianças 2023, realizada pela Federação do Comércio, Bens e Serviço de Santa Catarina (Fecomércio/SC) demonstrou que ocorreu um aumento no gasto médio com a data, alcançando uma alta de 1,6% em comparação com 2022.

 Apontou que, diferente de anos anteriores, mais consumidores realizaram comemorações para a data, com refeições em família e passeios diversos. Mais consumidores efetivaram a intenção de realizar as compras (90,4%), e ao todo 77,7% dos consumidores realizaram compras de presentes para a data em compras planejadas e não planejadas.

O aumento do gasto médio e da efetivação das compras pode estar relacionado ao menor crescimento da inflação da data, como foi observado anteriormente com os dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Outros indicadores mantiveram performances semelhantes à de anos anteriores, como os tipos de presentes e período de compra, indicadores já antecipados na pesquisa de Intenção de compra para a data. Um indicador novo que a pesquisa apurou foi o do local de compra considerando bairros centrais e periféricos, notando que as compras nos comércios físicos dos centros das cidades foram predominantes em seis das sete cidades, sendo diferente apenas em Joinville.

Na edição de 2023 foi possível mapear os motivos para a não realização de compras para a data, e foi apurado que a falta de quem presentar e a falta de dinheiro foram, respectivamente, os principais motivos. Esse dado é importante, pois os empresários podem utilizar outras estratégias para atrair consumidores que, por exemplo, entendem que não tem quem presentear (crianças), podendo estimular a compra de presentes para causas sociais, entre outros.

Por fim, buscando sempre manter o objetivo de mapear quaisquer acontecimentos que possam impactar a sociedade, os consumidores e os seus representados, a pesquisa também ouviu os consumidores sobre os impactos das chuvas de setembro e outubro. Constatando que a maioria dos consumidores entrevistados, felizmente, não teve problemas e que os maiores percentuais de impactados foram nas cidades do Vale do Itajaí.

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