Como lidar com as decepções profissionais
Última atualização 11 de agosto de 2015 - 10:26:32
Muitos profissionais, empregados ou nÃo, já sentiram-se decepcionados. Podemos traduzir para desapontados ou enganados com uma situaçÃo ou promessa nÃo realizada.
É fácil culpar terceiros por uma decepçÃo, o chefe ou colegas de trabalho. Alguns, culpam os clientes e outros muitas vezes nem sabem quem culpar.
A decepçÃo acontece quando algo que esperávamos acontecer nÃo acontece. Sim, é isso! Veja 7 dicas para mudar para aprender a lidar com as decepções e sofrer menos.
1. Espere menos e faça muito mais.
Quando a expectativa é menor, as chances de uma decepçÃo também sÃo menores. E quando você espera menos e faz muito mais, diminuí muito as chances de decepcionar-se. O grande erro de muitos profissionais é esperar muito e nada fazer para ter o resultado esperado.
2. Faça por você, nÃo espere um obrigado.
Os profissionais que faz o que precisa ser feito, sem esperar um agradecimento do chefe ou elogios dos colegas conseguem trabalhar com mais satisfaçÃo.
3. Estude muito e esteja preparado para novos desafios.
Independente da sua profissÃo e responsabilidades, em um mundo globalizado e competitivo, é importante acompanhar as mudanças. Tempo de profissÃo já foi um diferencial competitivo, atualmente é o conhecimento, facilidade de trabalho em equipe e flexibilidade que tornam um profissional requisitado.
4. Seja curioso e criativo. Pergunte e descubra coisas novas todos os dias.
Qual foi a última vez que você participou de uma palestra, leu um livro ou pesquisou na internet informações para o seu trabalho render muito mais. O que os seus clientes, seus colegas e o seu chefe pensam do seu trabalho é o mesmo que você pensa? Existem formas de fazer o seu trabalho mais rápido e com uma qualidade superior? Seja curioso e criativo, responda estas perguntas com duas ou três possibilidades diferentes.
5. Acredite no seu potencial.
Todos nascem igual, nÃo existe sorte, existe força de vontade. Ganhar na loteria é probabilidade. O jogador tem que investir tempo para ir até uma lotérica, pensar e escolher os números para jogar, arriscar e pagar o valor do jogo para ter chances de ganhar. E quando ganha, todos dizem que é sorte. Sorte é ganhar na loteria sem jogar. Podemos trazer este conceito para a empresa, como por exemplo, aquele colega que foi promovido e todos dizem que é sorte ou “puxa saco”. O que ele fez e tem de diferente para ter sido promovido?
6. NÃo tenha medo do que ainda nÃo aconteceu.
Ter medo do que ainda nÃo aconteceu é mais comum do que você imagina. Ter medo de perder o emprego é um dos fatores que geram a decepçÃo profissional. Quando um profissional acredita que irá perder o emprego o seu rendimento cai e falhas no serviço começam a acontecer. Quando perde o emprego a culpa é dos colegas, do chefe que nÃo gostava dele ou da crise. O profissional esquece de avaliar o seu desempenho negativo por causa de um medo que nÃo existia, mas aconteceu somente por causa deste medo.
7. Sorria mais.
Sorrir é o melhor remédio para a vida. Deu certo, sorria e festeje o resultado. Deu errado, sorria e conserte. Aprender a assumir os erros e comprometer-se a corrigi-los é para poucos profissionais que destacam-se e diminuem as chances de novas decepções. Viver bem é sorrir para viver. Experimente!
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