Comissão Externa dos Caminhoneiros debaterá o setor de transportes em Chapecó
Última atualização 19 de maio de 2015 - 16:00:51
Foto: DivulgaçÃo
Por iniciativa de seu coordenador, deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC), a ComissÃo Externa destinada a acompanhar a ParalisaçÃo Nacional dos Caminhoneiros da Câmara dos Deputados promove nesta sexta-feira (22), a partir das 8h30, no auditório do Sest Senat, em Chapecó, uma mesa redonda para debater as reivindicações, desafios e potencialidades do setor de transportes. O evento – que tem o apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Chapecó (SITRAN) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Oeste e Meio Oeste Catarinense (SETCOM) – contará com a participaçÃo de parlamentares e de representantes do governo e dos diversos segmentos do setor do transporte rodoviário de cargas, reunindo na mesa de diálogo caminhoneiros, cooperativas, embarcadores e empresários do ramo. “O objetivo do encontro é ouvir as demandas da categoria e colher sugestões que auxiliem no atendimento às reivindicações”, explica Maldaner.
O requerimento para a realizaçÃo do encontro foi aprovado durante a primeira reuniÃo deliberativa da ComissÃo Externa criada para acompanhar a paralisaçÃo dos caminhoneiros – realizada no dia 25 de março, em Brasília.
ComissÃo Atuante
Com reuniões semanais na capital federal, a ComissÃo Externa dos Caminhoneiros trabalha agora na elaboraçÃo de Projetos de Lei e matérias legislativas para o atendimento às reivindicações da categoria, conforme explica seu coordenador. “Elaboramos em conjunto com a categoria uma lista com oito pontos prioritários a serem trabalhados por meio da apresentaçÃo de projetos de lei, como a tabela mínima de frete; a reduçÃo do preço do óleo diesel; a limitaçÃo de margem de lucro em subcontratações de autônomos; a abertura de linha de crédito especial com limite de R$ 50 mil para o transportador autônomo; o aumento do teto para renegociaçÃo de dívidas e o estabelecimento de reserva de mercado para cooperativas de caminhoneiros autônomos”, explica o deputado.
Neste sentido, Maldaner já apresentou Projeto de Lei (PL) que cria a tabela mínima de frete, a ser incluída entre as atribuições da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Durante a mesa redonda desta sexta-feira, irei detalhar e debater este PL com o setor, entre outros pontos, de modo a aperfeiçoá-lo para atender e respeitar a realidade do setor”, antecipa Maldaner. O relator da ComissÃo Externa, deputado Osmar Terra (PMDB-RS), também já confirmou presença no evento.
deixe seu comentário