A relativa estabilidade do gasto está vinculada à condiçÃo financeira das famílias: 34,6% declararam estar em situaçÃo igual a do ano anterior, 34,4% apontaram que está melhor e 31% afirmaram que estÃo pior.
Apesar de os números apontarem que os catarinenses ainda nÃo recuperaram o poder aquisitivo de 2015, o movimento previsto anima os empresários do setor, de acordo com o presidente da FederaçÃo, Bruno Breithaupt.
“A expectativa é de variaçÃo positiva no gasto médio, mas o setor está realista de que ainda nÃo teremos a recuperaçÃo esperada no volume de vendas e faturamento. Apostar em promoções, formas de pagamento diferenciadas e bom atendimento continua sendo o tripé para melhorar a experiência de compra e conquistar os clientes, especialmente em um período de orçamento apertado”, afirma.
A amostra da pesquisa foi de 2.011 pessoas entrevistadas nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.
Comportamento do consumidor
Segundo a pesquisa, o consumidor procura por bom preço (38%), atendimento (26%) e promoções (22%). Para garantir o melhor custo/benefício, os filhos devem bater perna: 71,1% dos entrevistados devem fazer pesquisa de preço antes de escolher o presente.
O comércio de rua (75,1%) e os shoppings centers (16,0%) serÃo os principais destinos dos consumidores. As roupas (43%) continuam sendo os itens mais procurados, à frente dos perfumes/cosméticos (13,3%) e calçados/bolsas (10,8%). Uma parcela considerável dos consumidores (8,8%) ainda está indecisa.
Quase metade dos entrevistados (45,1%) deve almoçar ou jantar na casa de parentes, seguidos pelos 14,3% que irÃo comemorar em restaurante. Pelo menos 31,8% devem passar a data em casa.
Os catarinenses pretendem pagar em dinheiro (71%), seguido pelo parcelamento no cartÃo de crédito (11,9%) e à vista no cartÃo de crédito (6,2%). Os dados sÃo considerados positivos pelo mercado e podem influenciar nos níveis de endividamento e inadimplência nos próximos meses.
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