Home “Com valorização dos conselhos na tomada de decisões, mudaremos a forma de administrar”

“Com valorização dos conselhos na tomada de decisões, mudaremos a forma de administrar”

Última atualização 3 de setembro de 2012 - 15:12:48

PARAÍSO

Emílio Vieira, 34 anos, é o candidato do PSDB a prefeito em Paraíso pela coligação “Unidos por Paraíso”, composta ainda por PP, PPS e PSD. Casado e pai de duas filhas, empresário e acadêmico do 8º período do curso de Direito, Vieira tem no currículo a experiência de ter sido gerente de Agricultura na Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, além de chefe de gabinete por um ano na atual administração. Em entrevista ao Gazeta Catarinense, o candidato tucano diz que o município precisa de uma administração que ouça e valorize mais a população de Paraíso.

Gazeta Catarinense – Primeiramente, por que o senhor acredita que merecer ser eleito prefeito de Paraíso?

Emílio Vieira – Acredito que mereço ser prefeito de Paraíso pelo conhecimento que eu e meu vice temos de administração pública. Pela própria coligação formada e que representa um novo momento para o município, o fim de uma dicotomia, o fim de uma bifurcação de ideias, para um novo conjunto de cooperação, de somatória de idéias e propostas. Também pelo desejo que tenho de administrar o setor publico com novas propostas, valorizando a opinião pública, fortificando os diversos conselhos para que o povo participe de forma direta na administração.

Gazeta Catarinense – O que deu para sentir da campanha eleitoral até aqui. Acredita que vencerá a eleição?

Emílio Vieira – Até o presente momento a campanha está dentro do esperado. Todas as pessoas nos recebem e nos dão tempo para expormos nossas propostas. Até mesmo nos dão sugestões de administração, principalmente ao expor que nosso governo será transparente de verdade, com as publicações no portal da prefeitura, sem que o cidadão paraisense precise solicitar ao prefeito as informações. A cada dia temos mais adesões à nossa campanha e mais companheiros nos ajudando. Temos apoio de lideranças regionais e do governo do Estado. Temos 18 candidatos a vereador que são lideranças fortes e todos apresentando e defendendo nosso plano. Isso tudo nos dá a certeza de vencermos as eleições.

Gazeta Catarinense – O senhor concorre contra o atual prefeito do município. Qual é sua principal bandeira de campanha?

Emílio Vieira – A nossa principal bandeira, além de um plano arrojado e inovador, tem a descentralização do poder, a caneta na mão do povo, com valorização dos diversos conselhos administrativos, que representarão fortemente a sociedade organizada, decidindo junto com o prefeito os principais investimentos. Queremos incentivar o comercio local e todas as indústrias do município sem discriminação, além de fomentar a instalação de novas unidades e também a construção de uma incubadora industrial para que pequenas indústrias locais tenham um lugar para fazer o seu início e empregar mão-de-obra familiar. Queremos valorizar também o nosso funcionário público, pois o funcionário valorizado nos ajudará a fazer uma boa administração.

Gazeta Catarinense – A saúde pública é um setor que sempre está aquém do ideal, indiferente do município em análise. Aqui em Paraíso, qual o diagnóstico que o senhor faz do setor e o que precisa ser melhorado?

Emílio Vieira – A saúde é um dos setores que merece destaque em todos os governos. Nossa proposta de trabalho na área começa com a valorização dos profissionais, estruturar o ambiente de trabalho com uma central telefÔnica e sistematização do atendimento. Queremos levar um atendimento melhor às comunidades de Linha Entre Rios e Três Passos, com a construção de uma unidade de saúde. Pavimentar o acesso ao posto de Saúde Central, ampliação do número de consulta por especialidade, como na ginecologia e pediatria, atendendo à demanda. Aquisição de um aparelho de ultrasson moderno para melhorar a qualidade dos exames.

Gazeta Catarinense – A exemplo dos demais municípios da região, Paraíso tem sua economia voltada para o setor agrícola. Quais são suas proposta para este segmento?

Emílio Vieira – Nós vamos trabalhar fortemente neste setor, onde no primeiro momento iremos ampliar de três para quatro as horas máquina, aumentando-as gradativamente com o decorrer dos anos. As não utilizadas transformaremos em sementes de pastagem. Vamos descentralizar as horas terceirizadas. Vamos reativar o compra local, fortalecendo a agricultura familiar. Vamos valorizar os agricultores através dos conselhos municipais, aonde que todos terão voz e vez para decidir os principais investimentos na área.

Gazeta Catarinense – Na sua visão, qual é hoje o setor com mais problemas na cidade e que necessita de uma ação rápida na próxima administração?

Emílio Vieira – Habitação e reestruturação na organização do perímetro urbano, com redimensionamento e aberturas de novas ruas, além de investimentos no saneamento básico.

Gazeta Catarinense – Faltando quatro meses para encerrar o mandato do prefeito Erni Giacomini à frente da administração de Paraíso, qual o principal ponto positivo e qual o ponto negativo que o senhor analisa como político e cidadão?

Emílio Vieira – Como ponto positivo tem a aquisição de uma nova área industrial do município. E o ponto negativo foi a má distribuição da mesma área, além da não valorização dos seus companheiros políticos.

Gazeta Catarinense – Na questão de infraestrutura, quais suas propostas para buscar a eleição?

Emílio Vieira – Construção de uma praça municipal, construção e ampliação de creches, construção de um centro poliesportivo, construção de um portal de acesso à cidade. Buscar junto ao Propav Rural a pavimentação asfáltica até o Distrito da Grápia.

Gazeta Catarinense – No Oeste, assim como em outras regiões, vem ocorrendo um fenÔmeno onde os municípios menores estão perdendo seus habitantes para cidades, maiores consideradas cidades pólos. Quais suas políticas para combater esse problema e fazer com que os habitantes de Paraíso permaneçam e invistam por aqui?

Emílio Vieira – A criação de uma incubadora industrial aonde vai empregar a mão de obra local e familiar. Incentivar também a agroindústria na agricultura com grupos comunitários. Dar também uma atenção especial para agricultura e pecuária para que os agricultores desenvolvam sua profissão com boas condições, além de garantir estradas de acesso às propriedades para escoar a produção. Incentivar o turismo rural e as diversas áreas produtivas artesanais, aproveitando o corredor asfáltico Brasil/Argentina. Também incentivar os jovens a buscar conhecimentos em áreas técnicas para serem aplicadas nas diversas áreas de desenvolvimento local, além de oportunizar novos espaços de lazer para todas as idades.

Gazeta Catarinense – O senhor concorre contra o atual prefeito. Isso ajuda ou atrapalha na corrida eleitoral?

Emílio Vieira – Não vemos atrapalho, pois nosso plano de governo é diferenciado. A própria coligação atual é diferenciada, oportunizando um novo marco na historia política administrativa de Paraíso, voltada mais para a cooperação do que disputas internas ou externas e com a proposta da participação da sociedade organizada na administração de forma direta. Com valorização dos conselhos na tomada de decisões, mudaremos a forma de administrar e com isso não importa contra quem estamos concorrendo. Apenas temos consciência que estamos concorrendo contra a máquina pública.

FRASES

“Temos 18 candidatos a vereador que são lideranças fortes e todos apresentando e defendendo nosso plano. Isso tudo nos dá a certeza de vencermos as eleições”.

“Queremos incentivar o comercio local e todas as indústrias do município sem discriminação”.

deixe seu comentário