Centro da disputa presidencial, PT e PSDB aparecem na segunda posição, com cinco governadores cada. Enquanto petistas mantiveram o desempenho, tucanos perderam três estados.
O segundo turno das eleições, realizado no último domingo, dia 26, definiu o restante dos governadores eleitos para os próximos quatro anos. Dos 26 estados, mais o Distrito Federal, o PMDB conseguiu o maior número de governadores, elegendo sete. Os peemedebistas vão governar no Rio Grande do Sul (Ivo Sartori), Rio de Janeiro (Pezão), Espírito Santo (Paulo Hartung), Sergipe (Jackson Barreto), Alagoas (Renan Filho), Tocantins (Marcelo Miranda) e RondÔnia (Confúcio Moura).
Na eleição passada o PMDB tinha cinco governadores. Com a eleição de mais dois nomes os peemedebistas passam o PSDB, partido que perdeu três estados. Os tucanos tinham oito governadores e caíram para cinco, governando no Goiás (Marconi Perillo), Mato Grosso do Sul (Reinaldo Azambuja), Pará (Simão Janete), Paraná (Beto Richa) e São Paulo (Geraldo Alckmin). Também com cinco nomes, o PT manteve o desempenho da eleição de 2010. Os petistas governarão no Acre (Tião Viana), Bahia (Rui Costa), Ceará (Camilo Santana), Minas Gerais (Fernando Pimentel) e Piauí (Wellington Dias).
Partido da terceira força na corrida presidencial, o PSB perdeu terreno em comparação com 2010, mas mesmo assim ficou na quarta posição. O partido vai comandar os estados de Pernambuco (Paulo Cãmara) e Paraíba (Ricardo Coutinho), além do Distrito Federal (Rodrigo Rollemberg). Na eleição passada o PSB elegeu seis governadores.
PSD e PDT conseguiram eleger dois. O PSD vai governar Santa Catarina (Raimundo Colombo) e Rio Grande do Norte (Robinson Faria). Já o PDT terá os governos do Amapá (Valdez) e Mato Grosso (Pedro Taques). O PP voltou a ter governador, alcançando o governo de Roraima (Suely Campos). O PC do B vai governar no Maranhão (Flavio Dino) e o PROS comandará o Amazonas (José Melo).
A base aliada do Governo Federal elegeu 19 governadores, enquanto que a oposição elegeu oito, sendo cinco do PSDB e três do PSB.
PMDB: de 5 para 7 – ES, AL, SE, TO, RJ, RS, RO
PT: de 5 para 5 – MG, BA, PI, CE, AC
PSDB: de 8 para 5 – SP, PR, GO, MS, PA
PSB: de 6 para 3 – PE, PB, DF
PSD: de 0 para 2 – SC, RN
PDT: de 0 para 2 – MT, AP
PP: de 0 para 1 – RR
PCdoB: de 0 para 1- MA
PROS: de 0 para 1- AM
deixe seu comentário