Home Com quatro casos positivos de dengue, Cunha Porã tem nova aplicação de inseticida

Com quatro casos positivos de dengue, Cunha Porã tem nova aplicação de inseticida

Última atualização 19 de março de 2021 - 09:56:40

Foto: Divulgação/Sec. de Saúde

A confirmação de mais dois casos positivos de dengue no início desta semana fez com que a Regional de Saúde de Chapecó estivesse em Cunha Porã no fim da tarde da terça-feira (16) para uma nova aplicação do inseticida em Ultra Baixo Volume (UBV). O produto tem a finalidade de combater o mosquito adulto que esteja sobrevoando nas áreas onde é feita a aplicação.

De acordo com os dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde e Sala de Situação, o município soma até o momento 76 focos do mosquito Aedes aegypti. São 13 notificações para dengue; oito casos descartados, quatro positivos e um paciente segue aguardando resultado de exame. Dos casos positivos para dengue, três são considerados indeterminados, ou seja, não foi possível identificar o local provável de infecção. E um dos casos é considerado autóctone, que é quando a pessoa contrai a doença no próprio município.

Angela Rieger Kölln, coordenadora da Sala de Situação e agente de Endemias da Secretaria de Saúde, reforça a importância da colaboração da comunidade no combate ao mosquito Aedes aegypti. “As pessoas precisam tornar um hábito frequente a verificação de recipientes ou locais que possam estar acumulando água junto aos seus imóveis. Somente com adequações necessárias podemos evitar a proliferação do mosquito”, pondera.

Outra orientação é para proprietários de terrenos baldios. Manter os mesmos limpos e sem depósito irregular de lixos e entulhos evita a criação do mosquito e tantos outros insetos. Cabe reforçar que há legislação municipal que regulamenta a limpeza dos terrenos baldios, e o não cumprimento da mesma pode acarretar inclusive em autuação e multa.

deixe seu comentário