Foto: Divulgação/Sec. de Saúde
A confirmação de mais dois casos positivos de dengue no início desta semana fez com que a Regional de Saúde de Chapecó estivesse em Cunha Porã no fim da tarde da terça-feira (16) para uma nova aplicação do inseticida em Ultra Baixo Volume (UBV). O produto tem a finalidade de combater o mosquito adulto que esteja sobrevoando nas áreas onde é feita a aplicação.
De acordo com os dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde e Sala de Situação, o município soma até o momento 76 focos do mosquito Aedes aegypti. São 13 notificações para dengue; oito casos descartados, quatro positivos e um paciente segue aguardando resultado de exame. Dos casos positivos para dengue, três são considerados indeterminados, ou seja, não foi possível identificar o local provável de infecção. E um dos casos é considerado autóctone, que é quando a pessoa contrai a doença no próprio município.
Angela Rieger Kölln, coordenadora da Sala de Situação e agente de Endemias da Secretaria de Saúde, reforça a importância da colaboração da comunidade no combate ao mosquito Aedes aegypti. “As pessoas precisam tornar um hábito frequente a verificação de recipientes ou locais que possam estar acumulando água junto aos seus imóveis. Somente com adequações necessárias podemos evitar a proliferação do mosquito”, pondera.
Outra orientação é para proprietários de terrenos baldios. Manter os mesmos limpos e sem depósito irregular de lixos e entulhos evita a criação do mosquito e tantos outros insetos. Cabe reforçar que há legislação municipal que regulamenta a limpeza dos terrenos baldios, e o não cumprimento da mesma pode acarretar inclusive em autuação e multa.
deixe seu comentário