Home Com 370 focos do mosquito, município tem primeiro caso de Dengue autóctone confirmado

Com 370 focos do mosquito, município tem primeiro caso de Dengue autóctone confirmado

Última atualização 22 de maio de 2015 - 08:59:37

Foto: Lucas Serápio/Rede Peperi
Na última sexta-feira, dia 15, a Secretaria de Saúde de SÃo Miguel do Oeste, junto com a Gerência Regional de Saúde, confirmou o primeiro caso de Dengue autóctone, ou seja, contraído dentro do município, por uma jovem de 18 anos. Também foi o primeiro caso da doença contraído dentro da área de abrangência da Gerência Regional de Saúde. Até entÃo já havia casos da doença, mas em pessoas que viajam e eram infectados em outras regiões.
A primeira transmissÃo interna significa que o vírus da doença já infectou os insetos locais, o que gera risco de endemia, devido à quantidade de focos do mosquito Aedes Aegypti registrados em SÃo Miguel do Oeste, 370, segundo informado por Rafaela Perondi, coordenadora da equipe de Combate à Dengue. Ela revela que a equipe concentrou ações nas quadras próximas a Farmácia SÃo Miguel e o prédio do Moser Sementes, regiÃo onde foi registrado o caso de dengue nÃo importado.
Segundo Rafaela, no local os agentes de combate ao mosquito aplicaram o UBV (Ultra Baixo Volume) ou fumacê, a fim de eliminar o Aedes Aegypti. Ela acrescenta que o clima será um aliado importante, pois com a chegada do inverno o frio dificulta a proliferaçÃo do mosquito. Porém, segundo ela, a situaçÃo é preocupante, ainda mais para o próximo ano. “Em Itajaí teve apenas um caso no ano passado e nesse ano deu epidemia”, lembra.
Rafaela explica que a entrada do vírus no território pode se dar de duas formas: com a vinda de um mosquito infectado ou que um mosquito pique alguma pessoa infectada aqui no território. É muito importante que, além dos cuidados com os mosquitos, as pessoas utilizarem repelentes internos e também na pele prevenindo uma possível picada de mosquito contaminado.

deixe seu comentário