Colheita da soja atinge até 65% da área cultivada no Oeste
Última atualização 8 de março de 2016 - 10:26:55
Com preços melhores, aumento na área plantada, ganho em rendimento e em quantidade produzida, a colheita da soja 2015/2016 no Oeste terá incremento em relaçÃo à safra anterior. Em Chapecó, o rendimento médio deve ficar em 2.8 mil kg por hectare, segundo estimativa da Epagri/Cepa.
O engenheiro agrônomo da Epagri/Cepa, Gilberto Curti, explica que houve uma migraçÃo do plantio de milho grÃo para a soja e para o milho silagem, por isso a área plantada cresceu em 0,04% e a quantidade produzida subiu 0,05%. “Percebemos que o produtor que deixou de plantar milho grÃo nesta safra mudou para a soja, que teve um pequeno incremento em rendimento, e, principalmente, para o milho silagem, para complementar a alimentaçÃo dos animais”.
O produtor Marcos Zanrosso plantou nesta safra a mesma quantidade de soja cultivada do ano passado, 80 hectares. Segundo ele, o clima colaborou com a lavoura. “De forma geral o clima foi bom, mas também foi um verÃo acompanhado de muita chuva, o que tornou propício o desenvolvimento de doenças como a ferrugem asiática”.
Até agora, a estimativa é de que a colheita da soja tenha atingido de 55% a 65% da área cultivada no Oeste. Os produtores que anteciparam o plantio já fizeram a colheita e os agricultores que plantaram cultivares tardios estÃo com a planta em fase final de ciclo. “Acreditamos que no começo de abril a colheita encerre totalmente”, prevê Curti.
EM SC
Enquanto houve decréscimo na área plantada de milho, a de soja tem crescido e desde 2013 supera a área de milho no Estado. O preço acompanha esse cenário, com aumento ao longo dos últimos anos.
De acordo com relatório da Epagri/Cepa, os preços médios para a soja em janeiro deste ano foram 47% maiores que os preços observados no mesmo período de 2015. Um dos principais motivos é o estímulo às vendas para o mercado externo, com a valorizaçÃo do câmbio.
Com a alta do dólar, a tendência é de que os produtores continuem a enviar soja para o mercado externo, fator que pode elevar os preços internos.
deixe seu comentário