Ao avaliar os quatro meses de implantação da Coleta Seletiva de Lixo Reciclável na cidade de São Miguel do Oeste, a secretária de Desenvolvimento Urbano, Ilione Pedrozo, afirma que os resultados já são expressivos e demonstram que a iniciativa é muito importante.
A coleta faz parte do Programa Sorria São Miguel, desenvolvido pela Administração Municipal, e conforme Ilione são coletadas 12 toneladas por semana de material reciclável, beneficiando mais de 100 pessoas, as quais fazem parte da Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis.
Ilione lembra que antes da implantação da coleta seletiva, a Acomar contabilizava em torno de 6 a 8 toneladas de materiais recolhidos durante o mês, beneficiando na época 14 famílias.
“Hoje a quantidade semanal é bem maior e o número de famílias chega a 33. Isso tudo demonstra como a coleta tem dado certo e os migueloestinos estão mais conscientes sobre a importãncia de separar adequadamente o lixo, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente”, observa.
O que precisa melhorar?
Para Ilione, ainda há muito o que melhorar, especialmente a conscientização dos cidadãos. “No sentido de não depositar nos canteiros das vias públicas os sacos de lixo para a recolha. Também há muitas pessoas que ainda não criaram o hábito de separar o lixo”, cita ela.
De acordo com a secretária, não há necessidade de todas as residências terem lixeiras especiais para a coleta seletiva, pois os moradores podem ficar atentos aos horários e dias da coleta e colocarem o material próximo a rua. “No dia da coleta do material reciclável coloque apenas o que é reciclável no local onde passa o caminhão”, alerta ela.
Confira mais uma vez os horários
Lixo Orgãnico
Centro: Segunda a sábado, das 16h à 1h
Santa Rita, Progresso, São Jorge, Área Industrial, São Gotardo, São Luiz, Jardim Peperi e Morada do Sol: terça, quinta e sábado das 5h às 14h
Sagrado Coração, Salete, Agostini, Estrela, Andreatta e São Sebastião: Segunda, quarta e sexta, das 5h às 14h
Lixo Reciclável
CENTRO, incluindo ruas XV de Novembro e Waldemar Rangrab e suas travessas (até antiga Boch): Segunda, Quinta e Sábado, das 6h às 14h20
Santa Rita, Progresso, São Jorge, Área Industrial, São Gotardo, Jardim Peperi e São Luiz: Quarta e Sexta, das 6h às 14h20
Sagrado Coração, Morada do Sol, Salete, Agostini, Estrela, Andreatta e São Sebastião: Terça das 6h às 14h20 e Quinta das 15h às 00h
deixe seu comentário