Home Cobrança e planejamento financeiro: chaves para o sucesso empresarial

Cobrança e planejamento financeiro: chaves para o sucesso empresarial

Última atualização 11 de abril de 2017 - 15:31:23
A área de cobrança tem um futuro de destaque. A afirmaçÃo é do autor do livro “Crédito & Cobrança – Como conceder crédito com segurança e recuperar ativos financeiros de forma eficaz”, Renivaldo José Sebben, que ministrou o curso “Estratégias e práticas de cobrança e negociaçÃo” em Chapecó. A capacitaçÃo foi promovida pela AssociaçÃo Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e ocorreu na última semana.
Sebben mostrou de forma simples e com linguagem popular as práticas corretas para uma recuperaçÃo de créditos e de clientes com eficácia, despertou a necessidade de desenvolver habilidades na área de cobranças e desenvolveu o poder da autoconfiança que se adquire por meio do conhecimento. “É um trabalho árduo, mas fundamental dentro das empresas de qualquer porte e segmento”, destacou.
De acordo com Sebben, a palavra chave para ter êxito em cobranças é negociaçÃo. “NÃo se pode mais fazer cobranças a força. O profissional desse setor precisa ter uma postura apropriada, falar clara e objetivamente, ter extremo controle emocional, conhecer técnicas e saber fazer cobrança e negociaçÃo”, expôs. Porém, o facilitador do curso disse que a maioria das empresas brasileiras nÃo possui um setor de cobrança estruturado. “NÃo precisa ter uma pessoa só para isso, mas ela precisa estar capacitada. Se a empresa tiver um setor organizado e bem preparado com certeza terá resultados melhores”, reforçou.
Rosa Rosina Pies Possamai, que atua nos setores de contas a receber, cobrança e análise de crédito do Comercial Melatti participou do curso para buscar aperfeiçoamento profissional. “É importante se atualizar também para saber se estamos no caminho certo. O curso foi muito produtivo e contribuirá bastante com as atividades diárias”, frisou.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Além do setor de cobranças, a estruturaçÃo do planejamento financeiro também é fundamental. Para contribuir nesse sentido, a ACIC promoveu o curso “Planejamento financeiro e orçamento empresarial”, tendo como facilitador o consultor, economista e mestre em administraçÃo e finanças Ricardo Zanchin. Segundo ele, elaborar um planejamento financeiro e orçamento empresarial é uma ferramenta diferenciada para as empresas em momentos de crise. “Costumo dizer que orçamento é dieta, ou seja, ambos estabelecem metas e cotas, onde metas sÃo objetivos e cotas sÃo restrições. Dessa forma, o gestor financeiro da empresa pode conduzir todas as ações de gestÃo, sejam elas operacionais, comerciais ou financeiras para os objetivos estabelecidos pelos diretores”, explicou.
Zanchin observou que no Brasil ainda existe uma forte cultura de analisar balanços e balancetes, que é importante, mas um procedimento incompleto se nÃo for adicionado planejamento financeiro e orçamento. “Essas ferramentas estabelecem objetivos e conduzem para uma dinâmica de equipe na empresa, com foco nos resultados e nÃo nas tarefas. A técnica de implantaçÃo do planejamento financeiro e orçamento ainda é incipiente nas empresas, mas vem crescendo de forma gradual e constante”, expôs.
O facilitador da capacitaçÃo ressaltou ainda que nÃo importa o tamanho da empresa para que ela planeje o futuro. “Cada vez mais os micro e pequenos empresários estÃo adicionando às suas técnicas de gestÃo o planejamento e orçamento”, relatou. A orientaçÃo de Zanchin para quem ainda nÃo possui e quer iniciar um planejamento é entender que nÃo basta ter somente controle e organizaçÃo. “É necessário ter gestÃo que é um princípio bem diferente, pois gestÃo é foco nos resultados. Sendo assim, o empresário deve ter em mente, de forma clara e concisa, quais os seus objetivos de lucratividade, rentabilidade e caixa. Estabelecer metas e cotas e, entÃo, segui-las, introduzindo assim o conceito de ritmo nos seus negócios”, finalizou.

deixe seu comentário