Home Clínica especializada na medicina do sono chega em Palmitos

Clínica especializada na medicina do sono chega em Palmitos

Última atualização 22 de agosto de 2018 - 15:50:20

Otorrinolaringologista Amanda Costa e cardiologista Douglas Alba (Foto Elis Morelatto)
Inaugura no dia 1 de setembro, a VitalSono em Palmitos. A clínica tem sede em Porto Alegre/RS, filial em Chapecó e realizar diagnostico em ronco e apneia do sono. Além disso, utiliza de equipamentos de última geraçÃo para realizaçÃo de exames de polissonografia domiciliar tipo 3. Este exame é realizado no conforto da casa do paciente e essencial para o diagnóstico do distúrbio do sono.
A responsável técnica e otorrinolaringologista, Amanda Costa, explica que esse será um avanço para regiÃo, já que atua na revolucionária medicina do sono. “A VitalSono desenvolveu uma metodologia de atendimento que une o conhecimento de uma equipe completa e tecnologia que garante a realizaçÃo de exames com rapidez, conforto, segurança e confiabilidade”.
Amanda ainda comenta que é de suma importância investigar o ronco e apneia, vilões para uma boa noite de sono. “Estudos comprovam que a Síndrome Apneia Obstrutiva do sono pode agravar os problemas de saúde, como a hipertensÃo, problemas cardíacos, ansiedade, diabetes, distúrbios hormonais, sono nÃo reparador, sonolência, problemas de memória, reduçÃo de libido, e impotência”, destaca.
Dados apontam que 60% da populaçÃo tem algum problema com o sono. Insônia, roncos e pausas de respiraçÃo, bruxismo, sono nÃo reparador e movimentos anormais durante o sono sÃo alguns problemas muito comuns que podem acometer a todos (as), principalmente no mundo atual.
A otorrinolaringologista esclarece que quando nÃo se dorme direito ou dorme-se um número de horas inadequado é comum surgirem sintomas como cansaço, sonolência excessiva durante o dia, irritabilidade e até problemas de memória. “Já é sabido que para termos um dia produtivo, ter um sono de qualidade é o ponto de partida” afirma.
RONCO E APNEIA
Ronco e apneia nÃo sÃo normais e nÃo deve ser tolerada nem em crianças, nem em adultos e nem em idosos. Quem ronca apresenta alguma obstruçÃo na árvore respiratória que se acentua ao deitar e piora no momento de relaxamento corporal. “Antigamente nÃo nos preocupávamos com as repercussões fisiológicas desta obstruçÃo durante o sono apenas com o barulho desagradável que atrapalhava o sono de nosso parceiro. Hoje em dia todo o paciente que ronca e tem apneia é extensamente investigado por um médico especialista em sono” salienta Amanda.
Já a apneia é definida como a interrupçÃo da respiraçÃo, podendo levar à queda de oxigênio no sangue e a despertares ao longo da noite. Geralmente, as pausas respiratórias duram pouco mais de 10 segundos e sÃo consideradas anormais quando ultrapassam a frequência de cinco eventos por hora de sono. A Apneia pode ser provocada por alterações anatômicas e pela diminuiçÃo de atividade dos músculos dilatadores da faringe. A obesidade é um dos fatores que agrava o quadro do distúrbio por conta do estreitamento das vias respiratórias superiores.
A Clínica VitalSono está integrada ao consultório Costa e Alba, no Hospital Regional de Palmitos.

deixe seu comentário