O Fiat X1/9 já havia criado o conceito de esportivo de motor central-traseiro acessível nos anos 70. Só que os japoneses extrapolaram. Em uma iniciativa conjunta, a Suzuki e a Mazda lançaram em 1992 o AZ-1, um carrinho no estilo dos kei cars, aqueles subcompactos japoneses que tem que ter motores de até 660 cm³ para escapar, na maioria das cidades, da obrigação de se ter uma vaga de garagem. Só que não se tratava de um hatchback qualquer. Vendido através da Autozam, que fazia parte do grupo Mazda, o AZ-1 tinha motorzinho Suzuki 0.6 litro capaz de gerar 64 cv instalado ali atrás dos ocupantes. Para arrematar a inspiração nos superesportivos, o AZ-1 tirava onda com portas do tipo asa de gaivota. O desempenho não era de supercarro, mas ainda assim mandava bem. Com apenas 720 kg, a aceleração até os 100 km/h era cumprida em 9,2 segundos, enquanto a velocidade máxima encostava nos 160 km/h. Como kei-car, era caro, quase o preço de um maior e mais potente Mazda MX-5. Isso explica porque foram vendidos apenas 4.400 carros até 1995, quando o AZ-1 saiu de linha. O mundo dos Kei cars nunca mais foi tão divertido.
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