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Cinco rotinas matinais que ajudam a manter a produtividade durante todo o dia

Última atualização 26 de setembro de 2014 - 00:00:00

RIO — A maioria dos profissionais costuma ter uma jornada de trabalho extensa. São 40, 50 ou até 60 horas por semana. Mas, devido aos momentos gastos na internet ou nas redes sociais, o hábito de fazer pequenos intervalos para lanches e cafezinho ou mesmo pela má gestão do tempo, produz-se um trabalho de qualidade apenas em parte do dia. Co-fundador da thredUp.com, um site de revenda de roupas e acessórios de moda, James Reinhart, afirma que é possível otimizar o tempo no escritório e manter a produtividade durante todo o dia. Em artigo publicado pelo site The Globe and Mail, do Canadá, o executivo, que costuma escrever sobre os desafios do mercado de trabalho, listou cinco rotinas que podem ser adotadas logo pela manhã para ser um profissional mais organizado e produtivo. Confira:

Reserve sete minutos para fazer exercícios. Isso mesmo, sete e não 10 minutos! Por quê? Por ser curto o suficiente para não afetar o resto de sua rotina matinal e longo o suficiente para dar um ‘chega prá lá’ na preguiça residual do dia anterior. Existem rotinas infinitas de fitness a se recorrer, mas a que Reinhart acha ser mais eficaz é a “7 minute Workout“ , que em sete minutos trabalha os principais grupos musculares em uma série de 12 exercícios.

Tenha um início de dia verde. Todos dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e nada como um pãozinho, uma tigela de cereais, ovos mexidos e um copo de iogurte para acelerar seu metabolismo. Apesar de todas estas opções, o executivo afirma ser surpreendente o efeito que uma vitamina verde faz no organismo. E é muito mais rápido prepará-la do que se imagina: basta bater uma maçã, uma banana, uma laranja, um punhado de espinafre, metade de um pepino com qualquer suco ou água de coco, alguns cubos de gelo e um pouco de semente de linhaça. É fácil de fazer e energizante.

Escolha três metas para o dia. Decida as três coisas que considera mais importantes e que gostaria de — e pretende — realizar nas próximas 12 horas para sentir que seu dia foi um sucesso. Obviamente, nem todos os dias conseguirá cumprir todas elas, mas montar uma estratégia como esta ajuda a seguir em frente e cumprir seus afazeres.

Marque no calendário.Um dos erros mais comuns não é deixar de fazer uma lista de afazeres, mas não determinar prazos razoáveis para cumpri-las. As pessoas que conseguem montar um cronograma desta forma são mais propensas a entregar seus projetos no prazo. Segundo Reinhart, é muito simples: para cada um dos itens de sua lista, marque no calendário um bloco de dias que você calcula que cada tarefa irá levar. Em seguida, adicione 33% de tempo a mais como garantia. Se um projeto vai durar um tempo maior e depende de outras pessoas, divida-o em blocos. Use um bloco de dias para planejar e um ou dois para realizar o projeto. Este método simples ajuda a manter o foco e a redirecionar as tarefas que deixou de priorizar, muitas vezes por pequenas distrações e outros afazeres que apareceram durante a manhã.

Parada estratégica após o almoço. Pegue 15 minutos logo depois do almoço para fazer uma espécie de meditação profissional: afaste-se do computador, vá para a sala de reuniões ou outro lugar calmo e verifique as pendências de sua agenda. Veja a quantas anda a lista que você elaborou no início da manhã: está adiantado? Atrasou alguma tarefa? Vai ver que esta parada de 15 minutos irá ajudá-lo a identificar o que o distraiu e o fez desviar do cronograma, ajudando-o a reencontrar o ritmo para produzir mais durante o resto do dia.

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