Cidade catarinense registra tremor de magnitude 2.3
Última atualização 30 de março de 2016 - 10:30:20
O tremor de terra registrado no domingo (27) em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, teve magnitude 2.3, informou nesta terça-feira (29) o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). O secretário de Defesa Civil municipal, Leocádio Neves e Silva, explicou que o fenômeno foi de “baixa intensidade”.
No domingo, os tremores foram registrados por volta das 15h55 nas localidades de Jaraguazinho e Alto SÃo Pedro, na área rural do município. Moradores relataram que sentiram abalos, inclusive com deslocamento de móveis, informou a Prefeitura de Jaraguá do Sul. Novos tremores foram relatados nesta terça, no mesmo local.
Profundo
Segundo o secretário, a Defesa Civil sobrevoou a área nesta terça com helicóptero da Polícia Militar para procurar “algum indício de movimentaçÃo superficial de terra”.
“Nós fizemos uma série de fotografias, mas nÃo identificamos nada visualmente. O que muito provavelmente ocorreu é que a profundidade do epicentro dos tremores é grande o suficiente para nÃo configurar alteraçÃo no morro. É muito profundo”, relatou o secretário.
Ele explicou que os tremores, “na nossa regiÃo, estÃo associados a rochas no subsolo”. O fenômeno pode ocorrer em “momentos de estresse” das fraturas nessas rochas. “É muito difícil antecipar o evento”.
Sem terremotos
O secretário diz que os moradores da regiÃo podem ficar tranquilos. “É muito pouco provável que ocorra algo mais grave. Essa é a característica da nossa regiÃo, um terremoto nÃo é esperado”.
Agora, a Defesa Civil aguarda informações mais detalhadas da UnB dos tremores, principalmente em relaçÃo à profundidade, “para tranquilizar a populaçÃo. É uma acomodaçÃo natural, sÃo interações da própria natureza, movimentaçÃo de fraturas de rochas”, resumiu.
deixe seu comentário