O Centro de Hidrografia (CHM) da Marinha do Brasil emitiu comunicado na noite desta sexta-feira (25), alertando para a possibilidade de formação de um ciclone a partir da noite deste sábado (26), na altura do Litoral Sul do Brasil.
Segundo a nota, “existem condições atmosféricas favoráveis à formação de um ciclone subtropical no Oceano Atlântico, a partir da noite do dia 26 de dezembro, sobre a área marítima Sul oceânica, em alto mar, a 450 milhas náuticas (833 quilômetros) do litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, sem previsão de impacto sobre a região costeira”.
Apesar da Marinha não prever impactos sobre a Costa, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para chuva intensa e com risco de estragos em boa parte do Estado, entre este domingo (27) e segunda-feira (28).
O motivo é a formação de um sistema de baixa pressão no oceano, que intensifica o escoamento do leste para o litoral catarinense, favorecendo o aumento de umidade na região e em áreas próximas.
Com modelos que indicam volumes pontuais acima dos 100 mm, há riscos de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em ao menos oito regiões de Santa Catarina.
O ciclone
A previsão da Marinha é que a atuação do sistema meteorológico possa causar ventos ciclônicos sustentados sobre o mar de até 47 nós (aproximadamente 88 km/h) com rajadas mais fortes e ondas de até quatro metros na área oceânica entre as noites dos dias 26 e 27 de dezembro.
O último ciclone subtropical registrado na costa brasileira foi o Mani, no final do mês de outubro, nos litorais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Foi o segundo ciclone do tipo subtropical neste ano. Se este terceiro se formar no mar, na altura do litoral do Sul do Brasil neste fim de semana receberá o nome Oquira.
deixe seu comentário