De acordo com o último Relatório emitido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), divulgado às 18h desta quinta-feira, dia 19, está em 149 o número de municípios que emitiram decretos de Situação de Emergência, e três que declararam Estado de Calamidade Pública: Rio do Sul, Taió e Rio do Oeste.
Quanto às ocorrências registradas em função das chuvas, 161 municípios constam no Relatório. As principais ocorrências estão relacionadas a chuvas intensas, deslizamentos, alagamentos, inundações e enxurradas. Além disso, até o momento, o Governo de Santa Catarina enviou 92.402 itens de assistência humanitária para 27 municípios. O número de desabrigados por conta das chuvas em Santa Catarina diminuiu, agora são 30.777 pessoas em 46 municípios com abrigos abertos, totalizando 129 estruturas.
Monitoramento Meteorológico
Durante a tarde desta quinta-feira, 19, a instabilidade mais intensa se concentrou no sul do Paraguai, região onde está ocorrendo a formação de um sistema de baixa pressão (áreas coloridas na imagem de satélite). Em Santa Catarina, o céu permaneceu encoberto, com chuva isolada por alguns momentos em todas as regiões (tons de branco e azul), com registro de trovoadas apenas no Extremo Oeste (área em verde na imagem).
As temperaturas não subiram muito, com as máximas variando entre 19 e 21°C no Grande Oeste e Litoral e entre 13 e 16°C nas demais regiões. Nas próximas horas persiste esta mesma condição, mas aumenta a chance de temporais do Extremo ao Meio Oeste com chuva intensa por alguns momentos, o que mantém o risco moderado para ocorrências associadas ao evento climático. Nas demais regiões a chuva deve ser fraca e o risco é baixo para ocorrências.
:: Acesse aqui o Aviso Meteorológico vigente emitido pela Defesa Civil catarinense
OPERAÇÃO DAS BARRAGENS Dia 19/10/2023
Leitura: 13hrs Fonte: Régua ANA -Níveis CIDADES:
Barragem Sul (Ituporanga/SC )
Barragem Oeste (Taió/SC)
Nível dos rios: CIDADES – Referente às 12hrs.
Situação das rodovias catarinenses
:: Acesse aqui o mapa digital da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), com a situação das rodovias estaduais em tempo real.
deixe seu comentário