Home Chuva volta intensa nesta quarta e deslizamentos preocupam SC

Chuva volta intensa nesta quarta e deslizamentos preocupam SC

Última atualização 4 de novembro de 2015 - 09:52:45
A previsÃo do tempo para os primeiros dias de novembro desanima quem espera por dias ensolarados e alerta os catarinenses para possíveis efeitos da chuva em Santa Catarina. Os índices esperados para algumas regiões, inclusive, podem atingir o volume que normalmente é registrado no Estado no mês de novembro. Com isso, a Defesa Civil passou a reforçar a atençÃo para deslizamentos, principais nos locais mais vulneráveis e com histórico de desbarrancamentos, como o Vale do Itajaí.

O dia mais chuvoso da semana deve ser esta quarta-feira. A previsÃo da Epagri/Ciram aponta que no Vale do Itajaí pode chover até 70 milímetros em apenas um dia. Esse índice é praticamente a metade do normalmente registrado na regiÃo no mês, que varia entre 110 e 150 milímetros. O Planalto Norte e o Litoral também podem ter chuva pontual com índice aproximado ao do Vale. As regiões Oeste, Meio-Oeste e Serra terÃo média de 20 a 30 milímetros.

— Importante destacar que de esta quarta-feira até domingo, os volumes previstos devem ser bem próximos do normal de todo o mês de novembro entre Norte, Vale do Itajaí e algumas áreas do Litoral, Capital até as praias do Norte — ressaltou o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski.

O diretor de prevençÃo da Defesa Civil de Santa Catarina, major Fabiano de Souza reforça que as equipes estÃo atentas e focadas nos desbarrancamentos. Por isso, o órgÃo já emitiu alertas nos últimos três dias para a chuva dos próximos dias e seus efeitos.

— As regiões mais preocupantes sÃo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, pelo volume de chuva. O solo vem se saturando cada vez mais, nÃo tivemos períodos de tempo firme recentemente — explicou.

Em Blumenau, onde no dia 23 de outubro um deslizamento no Bairro Nova Rússia desalojou famílias e mudou o curso de um ribeirÃo, a atençÃo se intensifica hoje. Segundo o diretor de Geologia da prefeitura, Mauricio Pozzobon, a regiÃo Sul da cidade, onde ficam os bairros Garcia, Progresso e Nova Rússia, é a mais preocupante. Também há monitoramento em pontos da regiÃo Norte.

— As pessoas devem estar atentas aos sinais. Qualquer indício de movimentaçÃo de terra, primeiro elas devem sair de casa e depois ligar para a Defesa Civil — orientou o diretor.

Barragens têm nível de ocupaçÃo baixo

No dia 23 de outubro, o Alto Vale do Itajaí teve o pico máximo da cheia que atingiu a regiÃo no mês passado. Em Rio do Sul, o Itajaí-Açu chegou a 10,71 metros e as barragens de contençÃo de Ituporanga e Taió verteram. Ontem, onze dias depois, a situaçÃo já havia melhorado consideravelmente. O nível do Itajaí-Açu em Rio do Sul saiu da situaçÃo de atençÃo ao baixar para 4,5 metros no começo da manhÃ.

Enquanto isso, a barragem de Taió tinha apenas 8,6% de sua capacidade preenchida e as sete comportas abertas. Na barragem de Ituporanga, a ocupaçÃo era de 19,3%, com todas as comportas abertas.

O diretor de prevençÃo da Defesa Civil do Estado, major Fabiano de Souza, afirma que o órgÃo nÃo parou de se preocupar com inundações. O que ajuda nesse sentido é que, segundo ele, as condições dos rios em várias regiões e nas barragens já estÃo melhores.

Volume normal chuva em novembro

Oeste: 150 a 190 mm

RegiÃo de Joinville: 150 a 170 mm

Demais regiões: 110 a 150 mm

PrevisÃo

Quarta-feira

Chuva 40 a 50 mm, com pontuais de 60 a 70 mm no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral, principalmente da Grande Florianópolis ao Litoral Norte. No Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul os valores sÃo menores, com média de 20 a 30 mm.

Quinta-feira

Acumulado de 10 a 20 mm e pontuais de 40 a 50 mm, especialmente no Litoral catarinense.

Sexta-feira

Nebulosidade variável com chance de aberturas de sol na maioria das regiões. Mesmo assim, do Planalto ao Litoral há condições de chuva fraca em alguns momentos. Temperatura em elevaçÃo.

Sábado

Nebulosidade variável com chance de aberturas de sol na maioria das regiões. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte há condições de chuva fraca em alguns momentos. No Oeste e Meio Oeste ocorrem pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite.

Domingo

Se nada mudar, volta a condiçÃo de chuva a qualquer hora em todas as regiões no domingo quando novamente poderemos ter chuva forte entre Norte, Vale do Itajaí e Litoral, mas da Capital ao Norte.

Fique atento

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a sua residência, inclinaçÃo de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros pelos telefones 199 e 193, respectivamente.


Fonte: Diário Catarinense

deixe seu comentário