Os dias de sol com tardes quentes para o inverno ficam para trás a partir dessa terça-feira. Isso porque a terça em SC terá predomínio das nuvens desde cedo em todas as regiões. É a vez da influência da frente fria, ou seja, da chuva. Ela ocorre de manhã no Oeste, Meio Oeste, Serra e Sul. Mais para o início da tarde, a chuva aparece para as outras regiões. Neste turno, o Oeste, Serra e parte do Sul já começa ter novamente aberturas de sol.
Durante o turno da tarde a temperatura já não passa dos 12 a 14°C na Serra, Meio Oeste, Sul e Oeste. Nas demais regiões, ainda se aproxima de 18 a 21°C, especialmente no Oeste.
Como a longo da noite de terça para quarta o ar frio se aproxima, o amanhecer de quarta já deverá ser gelado. A previsão é que o dia comece com:
A quarta tem chance de geada ao amanhecer na Serra, Oeste, Meio Oeste e baixadas do Sul. O dia será de sol pelo Estado. Porém, destaco que no Oeste, Meio Oeste e Serra o céu fica nublado ao longo da tarde. Tem chance de um chuvisco ou até mesmo chuva congelada.
Mesmo com sol a temperatura da tarde não sobe muito. Neste turno apenas 6°C na Serra, 8°C no Meio Oeste, 10°C no Oeste e 14 a 16°C nas outras regiões.
Há essa previsão para Serra e Meio Oeste entre a tarde de quarta e o amanhecer de quinta, sobretudo no período noturno. A partir do “meio” da manhã de quinta o tempo fica seco fechando a janela de neve nesta onda de frio.
Na quinta e na sexta o sol irá aparecer em todas as regiões até predominando boa parte dos dois dias na maior parte das cidades. O amanhecer dos dois dias será de frio forte. A quinta deverá amanhecer com temperatura negativa no Oeste, Meio Oeste, Serra, Planalto Norte. Boa parte do Estado, incluindo o Litoral, algo entre 2 a 5°C.
A sexta-feira deverá ter as menores temperaturas desse ar polar. A previsão para o amanhecer desse dia é algo entre -8 e -10°C na Serra. Algo próximo dos 0°C no Litoral.
Ela deverá estar presente em todas as regiões na sexta-feira, inclusive no Litoral. Na quinta, também há chance no Sul, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Oeste.
Chamo atenção para rajadas de 30 a 60 km/h entre tarde de quarta e a manhã de quinta entre Serra e Sul. Essa velocidade do vento deverá trazer baixíssima sensação térmica nestas duas regiões.
Chamo atenção que a presença de um ciclone no mar irá trazer forte ondulação Sul na costa, especialmente entre o final de quarta e quinta. Picos de 2 a 3 metros nas praias de mar aberto.
Importante destacar que a intensidade do frio para a próxima sexta – dia 30 – é muito forte. Porém, algo que já tivemos em outros anos aqui no Estado. Como exemplo: em 2000 tivemos 0°C na Capital em em 1991 tivemos -10°C em São Joaquim.
deixe seu comentário