As previsões se confirmaram e a semana começou com temporais em Santa Catarina, condições que permanecemnesta terça-feirano Sul e no Oeste, além de previsão para o Vale do Itajaí. Com a chuva, a tendência é que o tempo fique abafado, com chuvae poucas aberturas de sol durante todo o dia. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu na manhã desta segunda-feiraum alerta para o risco de temporal e queda de granizo no Estado. As informações da Epagri/Ciram apontam também que os ventos podem atingir 60 km/h ainda hoje.
Até o início da noite de segunda-feira, Criciúma havia sido a cidade que teria apresentado mais estragos em consequência do vento, que chegou a 78 km/h. Segundo Ângela Melo, coordenadora municipal da Defesa Civil da cidade, houve queda da cobertura de um posto de combustíveis que está em reforma, caíram outdoors sobre as vias e parte do Bairro Santa Luzia ficou sem energia elétrica.
– Como a região é muito aberta, a estrutura do telhado veio abaixo. Há possibilidade de novas chuvas. É importante que as pessoas sempre procurem locais seguros para se abrigar, principalmente dos ventos – alertou.
Em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, a chuva forte causou um desmoronamento no bairro Jardim América e somou 76,6 milímetros entre as 10 horas e as 16 horas – choveu em seis horas o equivalente a 1/3 da média mensal de outubro, que é de 224 milímetros. Houve queda fraca de granizo no Centro, Bairro Palmital e no Distrito de Marechal Bormann.
De acordo com informações da Estação de Rádio do Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, as rajadas de vento na cidade variaram de 30 km/h a 60 km/h. Pela manhã de segunda-feira, no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, foram registradas rajadas fortes de vento acima de 100 km/h.
Segundo a Epagri, as intensas áreas de instabilidade, associadas a um sistema de baixa pressão e deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil são responsáveis por deixar o tempo instável. Os temporais isolados, com chuva forte, granizo e rajadas de vento, devem ser registrados da região Oeste ao Litoral Sul, principalmente nas cidades que fazem divisa com o Rio Grande do Sul.
– A semana será marcada por instabilidade e chuva frequente, com risco temporal isolado em boa parte dos dias – disse a meteorologista Gilsãnia Cruz.
deixe seu comentário