Chapecó é a 3º melhor do Brasil em saúde bucal
Última atualização 1 de outubro de 2015 - 13:47:43
A estrutura de atençÃo à saúde bucal disponibilizada pela Prefeitura de Chapecó aos usuários da rede municipal de saúde garantiu pela terceira vez (2008, 2014 e 2015) a conquista do Prêmio Brasil Sorridente como Melhor Odontologia de Santa Catarina.
Com essa conquista, o Município se credenciou para disputar o prêmio em nível nacional em agosto, entre os municípios com populaçÃo entre 50 e 300 mil habitantes.
O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina, Elito Araujo, informou ao prefeito José Caramori que Chapecó classificou-se em terceiro lugar.
Entre os municípios entre 50 e 300 mil habitantes, Chapecó dividiu a colocaçÃo com Resende (RJ), em 1º, e Varginha (MG), em 2º. A ComissÃo de Políticas Públicas de Saúde do Conselho Federal de Odontologia (CFO) concede a premiaçÃo aos municípios brasileiros que se destacam na implantaçÃo e efetivaçÃo das políticas públicas locais de saúde bucal. A 10º ediçÃo contou com 210 municípios de 20 estados e do Distrito Federal. Foi a maior participaçÃo de concorrentes ao prêmio.
Do total de inscritos, 24 foram indicados a integrar a etapa nacional, Chapecó entre eles. A seleçÃo foi feita pelo presidente da ComissÃo de Políticas Públicas de Saúde do CFO, Marco Manfredini, com os membros Anselmo Calixto, Gabriela Gaspar, José Cláudio Pereira e Waldeyde Santos.
Para o prefeito José Caramori a estrutura existente vem se adequando às necessidades dos chapecoenses. “Esta conquista é reflete o comprometimento e a dedicaçÃo dos nossos servidores públicos”, resume. A secretária de Saúde Cleidenara Weirich complementa: “As condições de saúde bucal interferem diretamente na saúde geral do indivíduo, refletindo no bem estar físico, psicológico e social, das pessoas em todas as faixas etárias”.
ESTRUTURA E ATENDIMENTOS
A estrutura de pessoal para atendimento à saúde bucal em Chapecó é formada por 55 cirurgiões dentistas e 54 auxiliares de saúde bucal (ASB) distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
De acordo com o gerente da área, Giancarlo Moschetta, essa estrutura segue o que preconiza o Ministério da Saúde. Nos 26 Centros de Saúde sÃo realizados os procedimentos básicos, aproximadamente 700 por dia. Diante da necessidade de procedimentos mais complexos, os pacientes sÃo encaminhados ao CEO.
Atualmente sÃo realizados 110 atendimentos diários no CEO, compreendendo, entre outras especialidades, Cirurgia, Endodontia (Tratamentos de Canal), Próteses Odontológicas, Odontopediatria, Radiologia, Periodontia e Estomatologia (diagnóstico de lesões).
deixe seu comentário