Home Chapecó confirma dois casos da variante de Manaus

Chapecó confirma dois casos da variante de Manaus

Última atualização 8 de março de 2021 - 09:34:32

Nova variante da Covid-19 foi confirmada em Chapecó pelo prefeito João Rodrigues – Foto: Prefeitura de Chapecó/ND

Dois casos da nova variante da Covid-19 foram confirmados em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A informação foi confirmada pelo prefeito João Rodrigues (PSD) nesta manhã de segunda-feira (8). Trata-se da P1 do vírus SARS Cov-2, conhecida como a variante brasileira, identificada primeiro em Manaus.

Rodrigues disse ainda que além destes dois casos em Chapecó, foi confirmado um no Estado do Rio Grande do Sul. “É a nova cepa, oriunda supostamente de Manaus, confirmada em Chapecó. São três casos confirmados. Dois aqui em Chapecó e outro também daqui, confirmado no Rio Grande do Sul”, confirmou.

A SUV (Superintendência de Vigilância em Saúde) informou que as pacientes são duas mulheres, de 31 e 52 anos. Os casos são autóctones, que é quando a doença é contraída dentro do Estado. As amostras genéticas foram coletadas no dia 29 de janeiro e os resultados saíram no dia 5 de março.

A nova variante da Covid-19 pode ter uma carga viral até dez vezes mais elevada e é capaz de iludir o sistema imunológico de quem já possuía anticorpos. “Temos que ficar atentos aos sintomas. O óbito é muito rápido, o agravamento da doença é muito rápido”, finalizou o prefeito.

Colapso

Chapecó vive um colapso no sistema da saúde com a superlotação dos hospitais em decorrência do aumento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. São mais de 30 mil casos, sendo que 4,2 mil pacientes estão na fase ativa do vírus.

Em fevereiro, a cidade bateu recorde no número de mortes em função do novo coronavírus e chegou a 346 óbitos pela doença. Sem leitos de UTI Covid, dezenas de pacientes já foram transferidos para outras cidades.

Santa Catarina

A SES (Secretaria de Estado da Saúde) informou no fim de semana que foram confirmados mais sete casos da  variante brasileira do coronavírus em Santa Catarina.

deixe seu comentário