Santa Catarina já recebeu 900 mil doses da vacina contra a gripe até esta quinta-feira (4). No total, 1,6 milhão de doses serão distribuídas no estado durante a campanha de vacinação, que inicia no dia 15 de abril. Nesta quinta (4), profissionais da saúde se reuniram em São José, na Grande Florianópolis, para discutir estratégias de combate a gripe.
As vacinas chegaram pelo Centro de Distribuição do Estado, com previsão de mais 700 mil doses, totalizando 1,6 milhão. O número é quase 25% a mais que na última campanha de vacinação. De acordo com a diretoria da Vigilãncia Epidemiológica (DIVE), o aumento da quantidade de vacinas neste ano ocorreu devido à inclusão de um novo grupo na taxa de imunização: os portadores de algumas doenças crÔnicas, como diabetes, problemas cardíacos e pulmonares, além de mulheres com bebês recém nascidos.
O diretor do DIVE, Fábio Gaudenzi, explica que várias reuniões serão feitas para implementar e encontrar soluções eficientes. Ricardo Marins, coordenador de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, conta que é o surgimento de novos vírus que exigem uma maior preparação dos agentes diante da doença. “É necessário que os serviços de saúde estejam organizados, os médicos treinados, o acesso a medicamentos facilitado e o Estado organizado para detectar rapidamente e poder intervir para reduzir os riscos para a população”.
deixe seu comentário