Preocupado com a situação da BR-282, que ameaça a segurança dos catarinenses e turistas que trafegam pela via, o deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) lançou uma moção deapoio para que as obras da rodovia no segmento que vai de Campos Novos até a divisa internacional com a Argentina sejam incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O trecho em questão possui355,7 km, e a inclusão no PAC possibilitaria, segundo Maldaner, a agilização da conclusão das obras, por meio do Regime Diferenciado de Contratação, que dispensa licitação. “Feito isso, o próximo passo seria o projeto de duplicação da rodovia”, completa.
No documento, Maldaner argumenta que a BR-282 é de jurisdição federal, fazendo ligação leste-oeste de Santa Catarina, desenvolvendo-se entre as cidades de Florianópolis até Paraíso, na fronteira Brasil/Argentina, e totalizando 680,6 Km – sendo a única que atravessa transversalmente o Estado. “Além disso, devemos levar em consideraçãoque a região Oeste de Santa Catarina possui um setor agroindustrial com participação significativa na produção e exportação brasileiras.Considerando que o maior volume de exportações se processa por meio dos portos catarinenses de Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Imbituba, necessariamente utilizando-se a BR-282, a questão envolve também a nossa competitividade logística”, explicou.
O deputado argumenta ainda que, somente na agroindústria do oeste de Santa Catarina, nos transportes de leite, milho, soja, carnes de aves/suínos e industrializados, além de calcários e fertilizantes, estima-se que circulam na BR-282 aproximadamente 1.100 carretas de 30 toneladas por dia.O documento explicita ainda que o transporte das produções industriais de papel, celulose, mobiliário, bebidas, metal mecãnico e outras de Santa Catarina são feitos pela BR-282.
Acidentes
O número de acidentes na via também é motivo de preocupação. “Pelos dados estatísticos da Polícia Rodoviária Federal, no período de 01 de janeiro de 2007 a 24 de julho de 2011 (1664 dias), foram registradosao longo da rodovia10.418 acidentes, uma média de 6,26 acidentes/dia, resultando em 569 mortes no local das ocorrências, o que corresponde a uma taxa de uma morte acidental a cada três dias. Este índice é alto demais, e só poderá cair com a aceleração das melhorias”, afirma Maldaner.
O documento produzido por Maldaner aponta ainda que as obras de duplicação de alguns segmentos mais críticos – como os contornos viários das cidades de Lages (7km); Xanxerê (14Km); Chapecó (7Km); Pinhalzinho (4Km) e Maravilha (5,8Km) – e as obras de melhorias previstas, “não serão suficientes para dar solução ao caos rodoviária existente na BR-282. Osprojetos de engenharia rodoviária para duplicação da BR-282 são de desenvolvimento de médio/longo prazo, enquanto que os problemas requerem uma breve solução”, completa.
Para Maldaner, considerando os inúmeros pleitos da BR-282 já em trãmite no DNIT, “a solução definitiva seria a inclusão desta rodovia integralmente no PAC. Isto permitirá ao DNIT a alocação de recursos e a licitação das obras na modalidade de Regime diferenciado de Contratação”, explica o deputado. A moção agora vai receber o apoio de prefeitos e lideranças da região.
A equipe de Maldaner já está rodando o Estado colhendo assinaturas de prefeitos, vereadores, presidentes de associações comerciais e industriais, presidentes de sindicatos, deputados estaduais e representantes da sociedade civil organizada para a moção.
A população também poderá participar e apoiar a iniciativa, por meio de uma petição online que será lançada esta semana no site do deputado –www.maldaner.com.br
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