Home Celesc vai realizar estudos de viabilidade para exploração de potenciais hidrelétricos de barragens de SC

Celesc vai realizar estudos de viabilidade para exploração de potenciais hidrelétricos de barragens de SC


Foto: Eduardo Valente/GovSC
O Governo do Estado e a Celesc Geração S.A. assinaram um protocolo de intenções nesta terça-feira, (28), visando realizar estudos de viabilidade técnica, ambiental, econômica e jurídica sobre a exploração de potenciais hidrelétricos das barragens de contenção de cheias do Sul, em Ituporanga, Oeste em Taió e Norte, em José Boiteux. O objetivo é incrementar a capacidade de geração de energia elétrica limpa em Santa Catarina.

Uma vez identificada a viabilidade dos potenciais de geração de energia, a Celesc faria as adequações necessárias e passaria a operar as barragens. “O gerenciamento das barragens é uma necessidade, porque a gente sofreu tanto agora nas cheias, que nós estamos passando as barragens para serem supervisionadas e gerenciadas pela Celesc, que já sabe fazer nas suas”, disse o governador Jorginho Mello.

O chefe do Executivo estadual afirmou que pediu ao presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, o desenvolvimento de um estudo para ver se é possível gerar energia em todas essas barragens e em mais duas que ainda serão construídas. “Se der para gerar energia, a gente vai tirar o faturamento, descontar o que a Celesc vai gastar e o que sobrar nós vamos investir em proteção ambiental. Vamos desassorear rios e fazer todos os projetos para diminuir as dificuldades que a gente passa todo ano com enchentes”, disse Jorginho Mello, lembrando o trabalho da Celesc nos consertos e operação das estruturas de Taió e José Boiteux.

Para o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, a parceria reforça o compromisso da Celesc na cooperação com o Estado em defesa de Santa Catarina. “A Celesc tem grande potencial de ampliar sua atuação no Estado, como na geração de energia e parceria com a Defesa Civil”, frisa o presidente.

deixe seu comentário