Celesc trabalha na recuperação do sistema elétrico no Oeste, Meio-Oeste e região Serrana
Última atualização 8 de junho de 2017 - 14:51:01
Os ventos de cerca de 100km/h que atingiram o Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina na madrugada, desta quinta-feira, 8, causaram quedas de árvores, destelharam centenas de casas e provocaram danos ao sistema elétrico da Celesc. Durante o pico do problema, às 5h30, cerca de 85 mil unidades consumidoras, aproximadamente 3% do total atendido pela companhia no Estado, estavam sem abastecimento de energia.
Ao longo da manhÃ, outras cidades, incluindo a regiÃo Serrana, foram atingidas por eventos meteorológicos, o que gerou novas ocorrências no sistema. Neste momento, 12h, ainda restam cerca de 18 mil unidades consumidoras sem energia elétrica, 0,6% do total no Estado.
Entre os estragos na regiÃo Oeste está a interrupçÃo na Linha de TransmissÃo Pinhalzinho – Palmitos, que abastece as subestações de Palmitos e Mondaí, responsáveis pelo fornecimento de energia a 40 mil unidades consumidoras no Extremo-Oeste. O problema ocorreu pela queda de árvore sobre a Linha de 138.00 Volts, no trecho entre Pinhalzinho e Palmitos, na área rural do município de Cunhataí. A árvore, um eucalipto, de área de reflorestamento, foi lançado pelos ventos contra a rede. A linha já está operando normalmente e os demais estragos do sistema, na média tensÃo, estÃo sendo resolvidos.
Em todo o Estado, 220 equipes da Celesc e de empreiteiras das regiões atingidas estÃo em campo para resolver as ocorrências em média e baixa tensÃo – um efetivo 30% maior que média para o atendimento normal.
Os registros mostram que a maior parte dos danos foi causada por árvores e objetos (resto de telhados, placas, entre outros) lançadas sobre a rede elétrica pela força dos ventos, causando danos a diversos componentes do sistema. Em funçÃo disso, as equipes da Celesc estÃo alertas também para a forte instabilidade que atinge a regiÃo Serrana, com previsÃo de se deslocar para o Litoral.
Mais informações sobre o volume de ocorrências na ferramenta Em Tempo Real
Contato com a Celesc:
O cliente pode ligar para o Call Center no telefone 0800 48 0196 ou enviar um SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ + o número da Unidade Consumidora.
deixe seu comentário