Celesc apoia projeto que limita plantio de arvores exóticas próximo da rede elétrica
Última atualização 13 de abril de 2015 - 10:35:48
Foto: Marcelo Quirino
O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) apresentou na tarde desta quarta-feira, 8, ao presidente da Celesc, Cleverson Siewert, o projeto de lei 71/2015, de sua autoria, que fixa limites para o plantio de árvores próximo à rede de distribuiçÃo de energia elétrica. A medida visa evitar o contato das árvores exóticas (pínus e eucaliptos) com a rede elétrica, hoje a principal causa de apagões no fornecimento de energia, principalmente no meio rural. O texto determina que o plantio de árvores exóticas respeite uma distância mínima de 20 metros em relaçÃo às linhas de transmissÃo.
Siewert parabenizou Dresch pela iniciativa e garantiu apoio e todo subsídio necessário para que o projeto seja aprovado. “O projeto faz coro com as nossas necessidades.” Ele revelou que mais de 50% dos casos de desligamento sÃo provocados pelo contato de árvores com a rede elétrica. Se aprovada, a medida ainda resultará em uma grande economia para a Celesc, que anualmente aloca grande volume de recursos para manter a poda e corte de árvores que ameaçam a rede de distribuiçÃo. “SÃo recursos vultosos que acabam compondo a tarifa de energia”, disse o presidente da Celesc.
O projeto de lei está em tramitaçÃo na ComissÃo de ConstituiçÃo e Justiça. Esta semana a relatora da matéria, deputada Luciane Carminatti (PT), apresentou relatório pela aprovaçÃo, mas a votaçÃo foi suspensa devido a pedido de vista apresentados pelos deputados Silvio Dreveck (PP) e Valdir Cobalchini (PMDB).
deixe seu comentário