Neste 9 de dezembro, a Celesc celebra 70 anos. Sete décadas de presença, histórias compartilhadas e compromisso com Santa Catarina. Desde 1955, quando o Estado buscava integrar suas redes e ampliar a infraestrutura, a companhia ajudou a levar energia a todos os lugares — conectando famílias, impulsionando negócios e fortalecendo a identidade catarinense.
A chegada aos 70 anos coincide com o período mais transformador da sua trajetória. Entre 2023 e 2026, a Celesc realiza o maior programa de investimentos de sua história: R$ 4,5 bilhões para expansão, modernização, tecnologia e sustentabilidade. Até o fim deste ano, serão R$ 3,5 bilhões aplicados, em parceria com o Governo do Estado, reforçando segurança e qualidade no fornecimento de energia.
Os resultados são visíveis: cerca de 30 novas subestações e ampliações fortalecem o sistema; a rede trifásica avança rumo a 1.000 km até 2026, transformando o campo; e a mobilidade elétrica faz de Santa Catarina referência nacional, com 38 eletropostos instalados e expansão prevista para 100 municípios.
A inovação também impulsiona a companhia. A Celesc tornou-se uma das primeiras distribuidoras do país a equipar toda a frota emergencial com internet via satélite, garantindo comunicação estável em áreas remotas e agilizando atendimentos. Os avanços se refletem nos indicadores: segundo a ANEEL, a empresa tem o melhor Tempo Médio de Atendimento Emergencial entre distribuidoras de grande porte do país.
A transformação digital aproximou ainda mais a empresa do cidadão. Com o novo sistema comercial, os clientes ganharam autonomia para resolver demandas por canais digitais: segunda via, parcelamentos, Pix, solicitações e atualizações cadastrais pelo App Celesc, Agência Web e totens de autoatendimento — que agora também aceitam pagamento por cartão.
A inovação rendeu reconhecimento nacional e internacional, com projetos como drones-robôs para atuações específicas na rede, o Estúdio de Realidade Virtual para treinamento de eletricistas e a conversão de veículos a combustão em elétricos.
Mas nada disso seria possível sem as pessoas que constroem a Celesc diariamente: eletricistas, técnicos, engenheiros, atendentes, equipes administrativas, jornalistas, economistas, advogados, assistentes sociais, psicólogos e profissionais de diversas áreas que enfrentam desafios — muitas vezes durante tempestades e madrugadas, para garantir energia a milhões de catarinenses. São eles que fazem da empresa uma segunda família.
Celebrar os 70 anos da Celesc é reconhecer uma história que se confunde com a dos catarinenses. É olhar para o passado com respeito, para o presente com orgulho e para o futuro com confiança. A Celesc segue moderna, segura, inovadora e comprometida com as pessoas e com o desenvolvimento de Santa Catarina.
Fonte: RCN -Rede Catarinense de Notícia
Foto: ASCOM
deixe seu comentário