O padre da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, Luciano Gattermann, diz que a data simboliza a transformação da tristeza em esperança para todas as pessoas
O Dia de Finados, celebrado tradicionalmente todos os anos, terá vasta programação nos municípios da região. Além da missa na igreja em memória aos falecidos, a intenção em alguns municípios é realizar este momento no cemitério de cada cidade. De acordo com o Padre da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, Luciano Gattermann, o Dia de Finados é uma tradição antiga da igreja católica.
O padre acrescenta que o dia que antecede a data, 1º de novembro, é comemorado o Dia de Todos os Santos, onde se celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. Já no dia 2, ele explica que são feitas orações para aqueles especialmente, que faleceram e não são lembrados.
Gattermann diz que o Dia de Finados também é um momento de reflexão, memória e história dos que precederam a casa de Deus. “É um período em que fizemos com que a tristeza se transforme em esperança. É sempre muito importante dizer que Deus nos reúne e nos acolhe para celebrarmos a memória, morte, paixão e ressurreição do senhor”, explica.
Para o padre, este dia simboliza a Páscoa de todos os fiéis falecidos. “A morte é a nossa entrada no reino. Para os que acreditam na ressurreição, ela representa a nossa bem aventurança para um novo tempo de paz”, enfatiza.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO EM SEU MUNICÍPIO
O Jornal Gazeta Catarinense divulga nesta sexta-feira, o local e horário de celebrações que acontecem em municípios da região.
SÃO MIGUEL DO OESTE- A celebração acontece neste domingo, dia 02, no Cemitério Municipal São Miguel e Almas, a partir das 8h. Nos bairros que possuem a presença da equipe paroquial, também haverá missa em cada comunidade.
ANCHIETA- Missa na Igreja Matriz Santa Lúcia, no domingo, dia 2 de novembro, a partir das 8h30.
BANDEIRANTE- Missa no cemitério, no domingo, dia 02 de novembro, às 9h.
BARRA BONITA- Missa no domingo, dia 2, na Capela São Francisco de Assis, às 9h, com procissão até o cemitério do município.
GUARACIABA- Missa no domingo, dia 2, às 8h, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
PALMA SOLA- Celebração às 8h30 de domingo, dia 2, na igreja da Paróquia Nossa Senhora das Graças.
PARAÍSO- Celebração no sábado, dia 1º, às 20h, na Igreja Pio X.
ROMELÂNDIA- Missa às 8h30 de domingo, dia 2, na paróquia Nossa Senhora da Conceição.
SÃO JOSÉ DO CEDRO- Celebração em frente ao cemitério às 8h do domingo, dia 2. Caso chova, será realizado na Igreja da Paróquia São José.
DESCANSOBELMONTE-Missa no cemitério às 8h30 de domingo, dia 2, e celebração também no sábado, dia 1º, às 19h na Paróquia Santo Estanislau Kostka.
FLOR DO SERTÃO- Celebração às 9h de domingo, dia 2, no cemitério da cidade.
IRACEMINHA- Celebração às 9h de domingo, dia 2, na Igreja Santo AntÔnio.
deixe seu comentário