Na tarde desta quarta-feira (18), teve início a Ceditec Auriverde 2024, no Centro de Difusão Tecnológica, em Maravilha (SC). A programação de abertura foi marcada pelo Dia de Campo DELAS, um evento especial dedicado às mulheres do campo, que contou com a presença de agricultoras de toda a região.
O encontro teve início às 14h, com recepção e divisão das participantes em grupos para palestras simultâneas e demonstrações. Entre os temas abordados estavam:
“Devolução das embalagens vazias de defensivos agrícolas e lavagem dos EPI’s”, com Cristina Pimmel, engenheira agrônoma da Auriverde.
“O que levar em consideração para a escolha do híbrido de milho”, ministrada por uma representante da NK.
“Manejo de ervas daninhas, pragas e doenças nas culturas do milho e soja”, conduzida por uma especialista da Syngenta.
Após as atividades técnicas, foi servido um lanche para aos participantes.
Centro de Difusão Tecnológica: um espaço de inovação permanente
O Centro de Difusão Tecnológica da Auriverde é um espaço amplo e bem estruturado, apropriado para promover eventos voltados à inovação, conhecimento e desenvolvimento da agricultura. Durante a Ceditec, os visitantes podem conferir demonstrações de implementos, produtos e cultivos, com o objetivo de aprimorar a qualidade da produção rural e o bem-estar dos agricultores.
O presidente da Cooperativa Regional Auriverde, Claudio Post, ressaltou a importância do evento e do espaço dedicado à difusão tecnológica. “Esse é um momento muito especial para a nossa Cooperativa e para o setor agrícola da região. Estamos realizando um evento de grande relevância em um espaço definitivo, o Centro de Difusão Tecnológica, que foi criado justamente para promover atividades e compartilhar conhecimento ao longo de todo o ano. Começamos com o pé direito, com dois dias focados na tecnologia para o campo, e hoje abrimos o evento com uma programação voltada especialmente para as mulheres. Ficamos muito satisfeitos com a grande adesão e participação delas. Esse espaço será, sem dúvida, um elo entre inovação, tecnologia, conhecimento e o crescimento sustentável da nossa agricultura no futuro.”
Post também destacou o papel central da agricultura familiar no desenvolvimento da região e a importância de integrar toda a família nesse processo. “A agricultura aqui na nossa região é, acima de tudo, familiar. Quando a família trabalha unida, com foco e dedicação, o desenvolvimento das propriedades é notável. Esse evento dedicado às mulheres é uma maneira de reconhecer essa realidade e incentivá-las a buscar ainda mais conhecimento. A procura das mulheres por capacitação e aprimoramento tem crescido, e elas têm desempenhado um papel fundamental no campo. Hoje, no Dia de Campo DELAS, trouxemos um tema de extrema importância: a responsabilidade ambiental, especialmente no descarte correto das embalagens de agrotóxicos. Nosso objetivo é promover um campo mais limpo, seguindo as normas internacionais, e essas ações começam com a conscientização. É por isso que essa discussão é tão significativa.”
Na quinta-feira (19), a programação seguiu com uma série de atividades técnicas e demonstrações, como a demonstração de implementos, no setor de máquinas agrícolas, e demonstração com drones agrícolas, além de treinamento sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ministrado pela Epagri/Cidasc, abordando o uso correto de defensivos agrícolas e seus benefícios à saúde e palestra de encerramento com o tema “Como colher mais com menos chuva”, ministrada pelo especialista Telmo Amado.
Fonte: Oeste SC Notícias
Foto: Liane Manorov Dietrich / Oeste SC Notícias
Dia de Campo DELAS abre a Ceditec Auriverde 2024; programação seguiu até quinta-feira (19)
deixe seu comentário