ESTADO
O projeto de lei 05/2015, que inclui entre os beneficiários do desconto de 50% no transporte rodoviário intermunicipal os alunos e alunas de pós-graduaçÃo, foi aprovado nesta semana na ComissÃo de ConstituiçÃo e Justiça (CCJ). A proposta foi apresentada pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT) em razÃo de uma interpretaçÃo equivocada da lei, por parte das empresas de transporte, que excluíam estes estudantes do benefício. A matéria segue para análise na ComissÃo de Infraestrutura e Transportes e caso seja aprovada terá votaçÃo no plenário.
“A primeira modificaçÃo que fizemos, em 2013, garantiu a apresentaçÃo somente da matrícula para garantir o benefício, e nÃo o comprovante de pagamento, já que muitos renegociavam os débitos. Agora é uma forma de deixar o texto claro e impedir interpretações equivocadas que acabam retirando alunos e alunas carentes que precisam do desconto”, afirmou o deputado. Estas pessoas continuam estudando na pós-graduaçÃo, no entanto, muitas empresas se negavam a conceder o benefício.
“Recebemos reclamações de alunos de pós-graduaçÃo que nÃo conseguiram obter o benefício”, explica Padre Pedro.Pela proposta de Padre Pedro, a lei passará a vigorar com o texto “o aluno do ensino fundamental, médio e superior, inclusive em nível de pós-graduaçÃo, de instituições públicas e privadas, terá direito a desconto de 50% na aquisiçÃo de passe mensal, durante o período escolar, no trajeto escola-casa e vice-versa”.
deixe seu comentário