Casa Familiar Rural realiza aula prática em propriedade de agricultores
Última atualização 15 de abril de 2016 - 10:50:32
RIQUEZA – O primeiro ano do curso Técnico em Agropecuária da Casa Familiar Rural de Riqueza realizou na quarta-feira, dia 6, uma aula prática napropriedade do agricultorAlvicio Arnoldem Linha Consoladora, interior do município. Oobjetivo foi compreender os processos para a obtençÃo de resultados preliminares de uma lavoura de milho. Foram realizados cálculos para identificar a quantidade de produçÃo, possíveis perdas na colheita, númerode plantas por hectare e tamanho da área.
De acordo com o diretor da Casa Familiar, Claudinei Furlan, houve também um diálogo com o produtor em relaçÃo aos custos de produçÃo e em seguida foi realizado a comparaçÃo entre produçÃo e custo, para identificar a lucratividade da lavoura. “Devemos ressaltar que o milho e uma importante commodity agrícola que está presente nas propriedades da regiÃo como fonte de alimento para produçÃo de animais que consequentemente participa no desenvolvimento regional”, ressalta.
Já na quinta-feira, dia 7, os jovens realizaram a segunda aula prática na propriedade deOlandirGugel em Linha Cambucica,interior de Riqueza, com o foco em conhecer a realidade da propriedade e um projeto na área de silagem de gramíneas desenvolvido pelo filho do produtor, DjonatanGugel, formado na Casa Familiar Rural.Gugel destaca a importância da implementaçÃo de novas alternativas para minimizar os custos de produçÃo.“A propriedade possui alguns projetos futuros a serem implantados como a ampliaçÃo da suinocultura e a fertirrigaçÃo de pastagens”, afirma.
Além de conhecer o projeto,foi visto outras atividades que estÃo implantadas na propriedade como bovinocultura de leite e a suinocultura, dialogando sobre alguns aspectos importantes na implantaçÃo e manutençÃo de ambas as atividades como legislaçÃo ambiental, manejo de animais, instalações, principais doenças, conforto e bem estar animal.
Furlan ressalta que os produtores, alunos e monitores que participaram das atividades se sentiram satisfeitos com o bom andamento das atividades e com a troca de informações e experiências vivenciadas nas aulas práticas.“A Casa Familiar Rural agradece a parceria com as entidades e propriedades envolvidas no desenvolvimento local e regional”, finaliza.
deixe seu comentário