Home Casa da Cultura de Mondaí recebe melhorias e amplia oferta de oficinas culturais

Casa da Cultura de Mondaí recebe melhorias e amplia oferta de oficinas culturais

Última atualização 11 de abril de 2025 - 14:36:00

A Casa da Cultura, localizada no município de Mondaí, passou recentemente por melhorias estruturais e organizacionais, conforme informou a diretora de Cultura, Elaine Emmel. A iniciativa integra o planejamento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em conjunto com a administração municipal.

Segundo Elaine Emmel, as mudanças fazem parte de um processo contínuo de reestruturação do espaço. “No primeiro momento, em planejamento com o nosso secretário de Educação e Cultura, Julio César Dotto, e também com a administração municipal, a gente elencou aqui, então, as necessidades que deveríamos realizar aqui na Casa da Cultura. Já aconteceram algumas melhorias nos espaços, uma organização para atender a população. Futuramente, temos grandes projetos a serem realizados aqui na Casa da Cultura”, afirmou.

Atualmente, cerca de 500 pessoas participam das oficinas oferecidas na Casa da Cultura. As atividades ocorrem nos períodos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira. Entre as oficinas disponíveis estão dança, gaita, violão, teclado, sopro, fanfarra, alfabetização musical (a partir dos cinco anos de idade), aulas de pintura e participação em corais.

“As inscrições foram realizadas no mês de fevereiro e também por um período no mês de março. No momento, então, a gente não está mais realizando inscrições, até pelo grande número de pessoas que a gente já está atendendo. Futuramente, a gente vai novamente abrir as inscrições”, explicou Emmel.

A Casa da Cultura também abriga o Museu Pastor Karl Ramminger, que mantém um acervo voltado à história da colonização local. O espaço conta com utensílios, moedas, máquinas, peças artesanais e objetos trazidos por imigrantes europeus, principalmente da Itália e Alemanha. A visitação é aberta ao público e já recebeu, além de moradores da região, visitantes de outros municípios e até de outros países.

Para visitas em grupo, especialmente de escolas, é necessário realizar agendamento. O contato pode ser feito via Prefeitura Municipal ou diretamente com a diretora de Cultura.

A diretora destacou ainda o apoio da administração municipal, por meio do prefeito Mainardi e Ginther e do secretário de Educação e Cultura, Julio César Dotto, no desenvolvimento e na manutenção dos projetos culturais no município.

Fonte / Foto: TV Expresso

Espaço cultural atende cerca de 500 pessoas com atividades artísticas e mantém museu com acervo histórico da colonização local

deixe seu comentário