Home Cão catarinense fareja local onde estaria vítima em Mariana

Cão catarinense fareja local onde estaria vítima em Mariana

Última atualização 16 de novembro de 2015 - 10:00:49
O cÃo Ice, um dos labradores dos Bombeiros Militares de Santa Catarina em missÃo em Mariana (MG), localizou nesta quinta-feira (13) uma área do Distrito de Bento Rodrigues, o mais afetado pela tragédia, onde uma vítima pode ter sido soterrada. Segundo os bombeiros, 19 pessoas ainda estÃo desaparecidas.

Ice e o cÃo Arcanjo estÃo no município desde terça (10), auxiliando nas buscas às vítimas do rompimento de uma barragem na quinta (5) em Minas Gerais. O sargento Amorim, de Itajaí, e cabo Leonardo, de Blumenau, sÃo os treinadores dos cÃes, e acompanham a operaçÃo.

Depois da identificaçÃo do local, técnicos de defesa civil e de resgate trabalhavam na escavaçÃo desde a manhà desta sexta-feira, em busca da vítima.

“Apesar das escavações durante toda a manhÃ, a pessoa ainda nÃo foi encontrada. Acredita-se que possa estar numa área muito profunda”, explica o Soldado Thiago Amorim, chefe de comunicaçÃo dos bombeiros.

Na manhà desta sexta-feira (13), Ice e Arcanjo foram enviados à localidade de Rio Doce, totalmente devastada pelo desastre, onde devem permanecer até o fim deste sábado (14), procurando vítimas.

“Ice é o cÃo mais condecorado de Santa Catarina, altamente treinado para auxiliar em situações de desastre e tragédias”, diz o soldado Amorim.

Os bombeiros de Santa Catarina têm um centro de treinamento referência em cÃes de resgate, na cidade de Xanxerê. SÃo cinco cÃes certificados internacionalmente para esse tipo de operaçÃo, e caso haja necessidade, outros serÃo enviados, informaram os bombeiros.

Ainda nÃo há data para o retorno das equipes para Santa Catarina, mas desde já, o Corpo de Bombeiros prepara uma recepçÃo com honras militares aos cÃes e seus treinadores.


deixe seu comentário