Home Campanha de Vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira em Cunha Porã

Campanha de Vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira em Cunha Porã

Última atualização 12 de abril de 2021 - 15:08:28

Imagem ilustrativa

O município de Cunha Porã e Secretaria de Saúde, seguindo o calendário do Estado de Santa Catarina, dão início nesta segunda-feira (12) a Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza (H1N1). A ação ocorre em paralelo à imunização contra o coronavírus, por isso será importante ficar atento às alterações do cronograma do público prioritário, haja vista que, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), as pessoas que fazem parte da vacinação contra o coronavírus devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias após receber a vacina da Covid-19 e 14 dias antes de receber a segunda dose, para então serem vacinados contra a gripe.

Neste ano a vacinação contra a Influenza está dividida em três etapas:

Primeira etapa, de 12 de abril a 10 de maio: para crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filhos recentemente); povos indígenas; e trabalhadores da Saúde;

Segunda etapa, de 11 de maio a 8 de junho: para idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas;

Terceira etapa, de 9 de junho a 9 de julho: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Em Cunha Porã, de acordo com a responsável pela Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde, técnica em Enfermagem Velsoni Engler e a enfermeira Tailine De Lucca, é importante salientar aos pais, cujas crianças menores de seis anos nunca foram imunizadas com esta vacina, que os mesmos deverão comparecer o quanto antes, pois é necessário ter duas doses no esquema vacinal. Já com relação aos profissionais da Saúde, serão priorizados neste momento os que atuam na linha de frente à pandemia e, posteriormente, serão chamados os demais.

Nesta primeira etapa a imunização contra a Influenza será aplicada na Sala de Vacinas, junto à Unidade de Saúde Sede (ao lado do Fórum), das 7h às 19h. É obrigatório apresentação do cartão SUS e caderneta de vacinação. Além disso, também será necessário adotar as medidas preventivas contra a Covid-19, como uso de máscara e o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, evitando aglomerações.

deixe seu comentário